Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2019
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 22º

Edição

Comer insetos pode prevenir cancro, garante um novo estudo

A alimentação sempre foi apontada como uma das melhores formas de prevenir o desenvolvimento de qualquer tipo de cancro. Agora, contudo, cientistas descobriram uma forma um tanto diferente de evitar a doença: comer insetos.

Comer insetos pode prevenir cancro, garante um novo estudo
Notícias ao Minuto

10:00 - 19/07/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Alimentação contra cancro

De acordo com uma pesquisa publicada no periódico científico Frontiers in Nutrition, investigadores da Universidade de Roma, em Itália, concluíram que alguns tipos de insetos, como formigas, larvas e gafanhotos, têm mais antioxidantes do que o sumo de laranja. Sendo assim, reduzem o desenvolvimento de radicais livres potencialmente perigosos no corpo, protegendo contra danos no ADN.

Insetos contra tumores

Os cientistas estudaram vários insetos mortos, incluindo formigas, gafanhotos e grilos. Testaram o pó para descobrir quantos antioxidantes – compostos como as vitaminas A, C e E e beta-caroteno – estavam presentes nesses bichos. Apenas as partes solúveis dos insetos foram usadas – as asas e ferrões foram primeiro retirados.

Os testes revelaram as larvas, lagartas africanas e cigarras gigantes tinham o dobro de antioxidantes, comparativamente ao azeite. Já o grilo e gafanhoto tinham cinco vezes mais antioxidantes que o sumo de laranja.

“Os insetos comestíveis são uma excelente fonte de proteína, ácidos gordos polisaturados, minerais, vitaminas e fibras”, disse o cientista Mauro Serafini, em declarações ao jornal britânico Daily Mail. “No futuro, poderemos também adaptar os regimes alimentares para a criação de insetos, a fim de aumentar seu conteúdo antioxidante para consumo animal ou humano”.

De acordo com Serafini, quase um quarto das pessoas no mundo já comem insetos. “O resto da população precisará de um pouco mais de incentivo”, brincou.

Leia Também: Os alimentos que ajudam a combater o stress, a ansiedade e a depressão

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório