Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Algoritmo é criado para detetar sinais de depressão pelo som da voz

Uma equipa de investigadores canadianos desenvolveu uma metodologia que combina vários algoritmos de aprendizagem para reconhecer traços da doença psiquiátrica a partir da voz.

Algoritmo é criado para detetar sinais de depressão pelo som da voz
Notícias ao Minuto

15:30 - 18/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Depressão

Cientistas criaram um algoritmo capaz de detetar indícios de depressão apenas pelo som da voz das pessoas. O estudo baseia-se em pesquisas anteriores que sugerem que o timbre da voz também contém informações sobre o humor.

Baseando-se em conjuntos padrão de dados, os especialistas desenvolveram uma metodologia que combina vários algoritmos de aprendizagem para reconhecer a doença de modo mais preciso, utilizando sinais acústicos.

O objetivo final dos especialistas é desenvolver uma aplicação com a tecnologia: “Um cenário realista é que os indivíduos utilizem a tecnologia, que coletará amostras de voz enquanto elas falam naturalmente. A aplicação, aberta no telefone do utilizador, reconhecerá e rastreará indicadores de humor, como a depressão, ao longo do tempo", disse Eleni Stroulia, uma das responsáveis pelo estudo, em declaração.

A ideia é que, tal como os apps para contar passos, a ferramenta funcione como um indicador de depressão, baseando-se na voz da pessoa enquanto usa o telefone durante o dia a dia. Para os criadores, a tecnologia pode ser útil para apoiar o trabalho de profissionais de saúde, ou para ajudar as pessoas a refletirem sobre seus próprios sentimentos e emoções.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório