Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 18º

Edição

Muito além da psiquiatria. Estudo prova que anorexia também é genética

Descoberta pode revolucionar tratamento do distúrbio, que tem a maior taxa de mortalidade entre as doenças psiquiátricas.

Muito além da psiquiatria. Estudo prova que anorexia também é genética

Um estudo inédito que analisou dados de mais de 17 mil pessoas relacionou a anorexia nervosa com oito genes do ADN humano. A descoberta pode revolucionar a forma com que o distúrbio é visto, que até então era considerado como sendo apenas do foro psiquiátrico.

Além de associarem a anorexia com características metabólicas genéticas como índice glicémico, lipídico (gordura) e medidas corporais, os cientistas relacionaram o transtorno a pessoas que têm outros distúrbios psiquiátricos, como transtorno obsessivo-compulsivo, depressão, ansiedade e esquizofrenia. Também de acordo com a equipa, determinados genes aumentam a propensão à atividade física, fator que pode implicar a tendência de pessoas com anorexia nervosa manterem-se extremamente ativas.

"Anormalidades metabólicas observadas em pacientes com anorexia nervosa são mais frequentemente atribuídas à fome, mas o nosso estudo mostra que as diferenças metabólicas também podem contribuir para o desenvolvimento do distúrbio. Além disso, as análises realizadas indicam que os fatores metabólicos podem desempenhar um papel quase tão forte quanto os efeitos puramente psiquiátricos”, disse um dos autores da pesquisa, Gerome Breen, em comunicado.

Andrew Radford, diretor executivo da Beat, organização que dá apoio a pessoas que sofrem de distúrbios alimentares, descreveu a pesquisa como inovadora: " O estudo aumenta significativamente a nossa compreensão sobre as origens genéticas desta grave doença. Nós encorajamos os investigadores a examinar os resultados desse estudo e considerar como pode contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos para que possamos acabar com a dor e o sofrimento dos transtornos alimentares", afirmou.

Leia Também: Pedro Granger: "Tive princípios de anorexia. Não comia simplesmente"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório