Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Repulsa à primeira vista: 10 coisas que fazem com que ninguém goste de si

Cientistas revelam quais atitudes podem fazer com que alguém desgoste de si logo à primeira vista.

Repulsa à primeira vista: 10 coisas que fazem com que ninguém goste de si
Notícias ao Minuto

10:00 - 18/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Primeira Impressão

Nem sempre a primeira impressão é a que fica. Contudo, os segundos iniciais de um encontro são fundamentais para causar uma sensação boa ou má sobre a personalidade dos indivíduos, como revela a publicação científica Science Daily.

Até o seu sobrenome e cheiro podem interferir numa possível amizade — e quem sustenta isso é a ciência. Diversos investigadores estudam os efeitos das atitudes e ads primeiras impressões.

Eis dez traços que fazem com que alguém desgoste imediatamente de si:

1. Compartilhar muitas fotos no Facebook ou no Instagram (não seja ‘aquela’ pessoa)

Uma pesquisa de 2013 apontou que muitas publicações no Facebook ou no Instagram podem estragar as suas relações. "Isto porque as pessoas, que não são familiares ou amigos muito próximos, não veem muito bem quem coloca fotos de si constantemente. Fazem-no apenas parecer egocêntrico e superficial – inclusive pouco inteligente", disse o autor do diagnóstico, David Houghton, da Birmingham Business School, no Reino Unido. 

2. Ter muitos ou pouquíssimos amigos no Facebook

Em 2008, investigadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, pediram a alunos que olhassem para perfis falsos no Facebook e escolhessem aqueles que gostavam mais. O resultado da análise mostrou que o ponto ideal para ser ‘agradável’ era ter 300 amigos.  Quando os perfis tinham menos de 100 ou mais de 300 contactos, o nível de compatilidade foi pequeno. "Indivíduos com muitos amigos aparentam focar mais no Facebook, fazendo mais amizades por desespero do que por popularidade", apontou o estudo. 

3. Revelar algo extremamente pessoal muito cedo

Psicólogos afirmam que contar um segredo muito íntimo enquanto ainda está a conhecer alguém pode demonstrar insegurança e acabar com a amizade. Uma pesquisa liderada por Susan Sprecher, da Universidade Estadual de Illinois, nos EUA, sugere que compartilhar detalhes dos seus hobbies e memórias de infância, por exemplo, o tornam mais agradável aos olhos do interlocutor. 

4. Perguntar demais e não contar nada sobre si

Para uma relação funcionar, é preciso reciprocidade. Um estudo colocou participantes para conversar, sendo que foram divididos em dois grupos. O primeiro tinha que interagir, e no outro grupo, uma pessoa foi selecionada apenas para fazer perguntas. 

O resultado apontou que quem interagiu foi mais apreciado pelos demais. "Pessoas tímidas ou ansiosas podem fazer muitas questões para não serem o centro das atenções, mas a pesquisa mostra que isso não é uma boa estratégia", comentou o autor da experiência.

5. Usar uma foto de perfil no Facebook ou Instagram muito focada no rosto 

Fotografias tiradas a 45 centímetros de distância do rosto são consideradas menos confiáveis e atraentes, segundo uma  pesquisa do Instituto de Tecnologia da Califórnia. O ideal é que a foto seja captada a 135 centímetros. 

6. Esconder as suas emoções

Cientistas da Universidade de Oregon, nos EUA, sugerem que falar dos seus sentimentos naturalmente é uma das melhores maneiras para fazer as pessoas gostarem de si. "Quando uma pessoa percebe que alguém está a esconder as suas emoções, ela pode interpretar isso como desinteresse", leu-se no estudo.

7. Ser muito generoso

Pode parecer estranho, mas académicos da Universidade Estadual de Washington e do Instituto Desert Research, ambos nos EUA, afirmaram que bondade em excesso nem sempre é bem vista. 

Os investigadores realizaram um teste no qual os participantes tinham que pontuar virtualmente os colegas. Entre as pessoas estavam perfis falsos, criados pelos cientistas, que davam muitos pontos aos demais. No final da experiência, os participantes reais revelaram que não gostariam de trabalhar com a pessoa que foi demasiado generosa. Os voluntários confessaram que essa pessoa parecia “falsa” e que provavelmente “tinha segundas intenções”.

8. Exibir demais a sua vida como se tudo fosse fantástico

Para impressionar, algumas pessoas acabam por revelar quer pessoal como virtualmente uma vida ‘falsa’. Contudo, um artigo da Universidade de Harvard apontou que tal é prejudicial para as relações.  Quem não tem vergonha ou medo de expor os seus defeitos, por exemplo, tende a conquistar mais as pessoas. Segundo a pesquisa, essa atitude é crucial em entrevistas de emprego, nas quais declarar que não é assim tão bom pode ser benéfico para conseguir o emprego.

9. Suar por estar nervoso

De acordo com especialistas do Monell Chemical Senses Center, nos EUA, o odor do suor pode influenciar as suas amizades. Os investigadores realizaram um teste, o qual revelou que o cheiro de suor de stress e nervosismo incomoda muito mais do que o suor que advém da prática de exercício físico.

10. Não sorrir 

Um sorriso faz toda a diferença, segundo cientistas da Universidade de Wyoming, nos EUA. No decorrer de uma experiência, pediram que os participantes avaliassem três fotos de pessoas a sorrir e sérias. As fotos mais apreciadas foram aquelas em que os indivíduos estavam a sorrir.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório