Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Crianças já não querem ser astronautas, querem antes ser...

No ano em que se celebram o 50º aniversário da chegada à Lua, a Harris Poll e o Grupo LEGO conduziram um estudo que revela que o Espaço e os astronautas já não estão no topo dos interesses das crianças.

Crianças já não querem ser astronautas, querem antes ser...
Notícias ao Minuto

15:20 - 16/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle 50º aniversário da chegada à Lua

50 anos depois da missão Apollo XI, que viu Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisar pela primeira vez a superfície lunar e preencher o imaginário popular nas décadas que se seguiram, o Grupo LEGO e a Harris Poll (a mais antiga empresa de estudos de mercado dos Estados Unidos) fizeram um inquérito para perceber o quanto o tema ainda interessa às crianças de hoje em dia e os resultados foram surpreendentes.

Preenchido por pais e crianças entre os 8 e os 12 anos, dos Estados Unidos, China e Reino Unido, o estudo concluiu que atualmente, o apelo por ser youtuber (29%) é quase três vezes maior do que o de ser astronauta (11%), mostrando o papel cada vez mais preponderante das novas vedetas das redes sociais. 83% dos pais acha que os filhos têm o Espaço e a exploração espacial como um interesse, mas apenas 53% das crianças dizem que esse interesse é motivado pelos pais, apontando os professores e a Internet como um fator muito mais decisivo, sendo que 90% das crianças indicou que gostava de saber mais sobre o assunto. Mais de 85% das crianças conseguiu identificar que Neil Armstrong tinha sido o primeiro homem na Lua, com apenas 2% a votar em Buzz Lightyear, a famosa personagem da saga 'Toy Story'. 

É quase unanime para as crianças que o futuro passa pelo Espaço. China (97%), EUA (86%) e Reino Unido (87%) acreditam que num futuro próximo, o Homem chegará a Marte, com 24% das crianças chinesas a prever que possa acontecer até 2020. As crianças chinesas mostram-se, regra geral, mais otimistas, com 96% a acreditar que um dia a humanidade viverá noutro planeta, ao passo que as ocidentais tendem a acreditar menos, 68% nos EUA e 62% no Reino Unido.

Notícias ao Minuto© LEGO

Apesar do interesse, as crianças não percebem a relevância das viagens espaciais para o seu dia-a-dia. Apenas 25% das crianças sabem já ter utilizado alguma coisa que é possível ou foi inventada graças aos programas espaciais, apesar de 97% admitirem usar objetos como telemóveis com câmaras, termómetros de ouvidos, ratos de computador ou ténis de desporto, todos eles criados com tecnologias desenvolvidas para viagens espaciais.

Quando questionadas sobre as profissões relacionadas com a exploração espacial, as crianças não tiveram dificuldade em apontar os astronautas (90%), mas pouco mais de metade referiu os engenheiros (58%) e os programadores (52%). Apenas 7% das crianças entende que um agricultor pode ter um papel a desempenhar num programa espacial, indicando que as crianças não sabem o quão abrangente é a exploração espacial e toda a estrutura de apoio necessária.

40 anos a construir

2019 celebra também os 55 anos do primeiro foguetão LEGO e 40º aniversário de 'Space' como um tema para a marca. Ocasião que a LEGO não deixou passar ao lado, lançando uma série de novos sets LEGO City com a exploração espacial como tema e o LEGO Ideas NASA Apollo 11 Lunar Landing, uma réplica da capsula que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin até à Lua.

"Estamos muito felizes por saber que o Espaço continua a ser um dos interesses das crianças e mal podemos esperar para assistir aos 'pequenos' e 'grandes passos' nas próximas décadas", disse Michael McNally, Senior Director de Brand Relations, LEGO Systems, Inc, acrescentando: “são 40 anos a oferecer possibilidades de brincadeira, criadas especialmente para desenvolver o interesse das crianças na exploração espacial. Acreditamos que brincar tem um papel fundamental em desenvolver capacidades essenciais, como a confiança, a criatividade e a comunicação que são muito importantes para a próxima geração de exploradores espaciais". 

O Grupo LEGO celebra assim este marco histórico para a Humanidade, com a esperança de inspirar as crianças a atingirem o próximo.

Os novos temas podem ser vistos no site oficial da Lego

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório