Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Vai de férias? A saúde oral não pode ser descurada

Conselhos para aliar a saúde ao merecido descanso. Sorria sem medo

Vai de férias? A saúde oral não pode ser descurada
Notícias ao Minuto

19:00 - 16/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Saúde dos dentes

Aproxima-se o tão esperado período de férias grandes. Para muitas famílias esta é a época do tão aguardado descanso que permite 'desligar' do ano de trabalho. As rotinas, os horários e os hábitos alimentares são muitas vezes alterados, pois passamos muitas horas fora de casa e do local de trabalho, mas os cuidados com a higiene oral devem ser mantidos tal como durante o ano. Este é o alerta dado por Luís Pedro Ferreira, médico dentista da Associação Best Quality Dental Centers (BQDC). 

Luís Pedro Ferreira explica que em primeiro lugar “deve ser efetuada, como medida preventiva, uma visita ao médico dentista no período prévio às férias para que possam viajar descansados e evitar dissabores que possam alterar o plano de viagem. Para quem esteja em tratamento poderá estar indicado levar medicamentos ou produtos que possam ser necessários em caso de urgência". 

Em segundo lugar “todos os produtos de higiene oral utilizados durante o ano também são imprescindíveis na mala nas férias. Nunca esquecer a escova de dentes em bom estado, pasta dentífrica, fio dentário e colutório. Um kit de bolso será uma boa opção para viagens longas permitindo assim uma adequada higiene oral, no mínimo após o pequeno-almoço e antes de dormir". 

Uma vez que esta época é típica de algumas extravagâncias alimentares, como ingestão de refrigerantes e gelados, nomeadamente nos intervalos das refeições o que aumenta o risco de agressão ao esmalte dentário e gengivas aumentam, o especialista explica que é importante “optar por frutas na hora do lanche em detrimento aos alimentos cheios de açúcar, uma alternativa bem mais saudável.” E para as crianças que passam muito tempo no campo de féria em desportos radicais: “devem ser utilizados protetores bucais e capacete de forma a prevenir acidentes mais graves". 

O especialista alerta ainda que “no caso de ocorrer um traumatismo dentário é conveniente ir ao dentista pois um tratamento precoce minimiza o risco de complicações posteriores. No caso dos dentes temporários estes podem afetar diretamente a formação dos definitivos na forma, cor e direção de erupção. Se um dente permanente for acidentalmente removido é importante procurar rapidamente um dentista, conservando o dente em soro, leite ou saliva, ou inserindo-o cuidadosamente na sua posição inicial, segurando pela coroa e mantendo-o no local pedindo que morda uma gaze, até chegar ao profissional". 

“Prevenção significa saúde, inteligência e investimento. Pessoas inteligentes investem na prevenção e boa saúde,” recomenda ainda o especialista. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório