Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Segredo sujo. Eis os 3 grandes 'vilões' escondidos na sua casa de banho

Sabia que há toxinas presentes dentro da sua casa que podem interferir diretamente na qualidade da sua saúde?

Segredo sujo. Eis os 3 grandes 'vilões' escondidos na sua casa de banho
Notícias ao Minuto

13:00 - 15/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bactérias

São os disruptores endócrinos químicos, toxinas que interferem na sua tiroide e nas hormonas, alterando as funções do corpo e potencialmente causando doenças crónicas, como diabetes e problemas no coração, quem o conta é Barbara Demeneix, a britânica autora do livro 'Toxic Cocktail' ('Cokctail Tóxico).

A revista norte-americana Women's Health resolveu investigar o assunto e revelou alguns males que podem estar presentes no seu WC e como expulsá-los de casa.

1. Segredo sujo

Fique atenta ao banho – alguns cosméticos aparentemente inocentes contêm altos níveis de ftalato, um composto químico que altera o sistema endócrino, causando adiantamento da puberdade em jovens e alterações na tiroide. “Eles podem não aparecer nos rótulos se forem definidos pelas marcas como ‘segredo comercial’, o que acaba por fazer com que fiquemos carregados de toxinas na pele e no cabelo”, diz Joseph Pizzorno, médico britânico e autor do livro 'The Toxin Solution' ('A Solução Tóxica). O especialista aconselha limitar o uso de sabonetes e produtos para banho a dois ou três por dia ou procurar alternativas naturais. E deite fora aquela máscara facial de 1997 – alguns químicos modificam-se após o fim da data de validade e podem ser prejudiciais.

2. Por trás da cortina

A cortina de plástico do chuveiro contém PVC (policloreto de polivinila), que torna o plástico mais maleável, mas também emite componentes tóxicos, inclusive ftalatos e chumbo. Claro, as doses são bem baixas, mas é melhor optar por uma porta de vidro ou por cortinas livres de PVC, como aquelas feitas de algodão.

3. Um murro nos dentes

Na sua pasta de dentes e no enxaguante bucal, pode encontrar o componente químico conhecido por triclosan (que também às vezes está presente em sabonetes) –, cuja estrutura é tão similar a uma hormona da tiroide podendo associar-se a esta e alterar todo o seu organismo. Para dentes brancos sem toxinas, não deixe de verificar os rótulos dos produtos. Procure por fluoretos sem triclosan.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório