Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Edição de 2019 da festa dos vinicultores na Suíça deverá juntar 1 milhão

Cerca de 1 milhão de visitantes são esperados na edição de 2019 da 'Fête des Vignerons' (Festa dos Vinicultores), entre 18 deste mês 11 de agosto em Vevey, à beira do lago Léman, no cantão francês da Suíça.

Edição de 2019 da festa dos vinicultores na Suíça deverá juntar 1 milhão
Notícias ao Minuto

11:03 - 14/07/19 por Lusa

Lifestyle Vinhos

A festa, que se celebra a cada 20 anos, foi fundada e é organizada pela Confraria dos Vinhateiros, e é considerado pelos habitantes da região como um património, uma tradição, que se transmite de geração em geração, desde o século XVIII até aos dias de hoje.

O evento procura promover a colheita de vinho da região, uma das suas maiores indústrias.

Na edição deste ano, são as tradições vinícolas das regiões de Lavaux e Chablais que estão em foco, com um programa variado de espetáculos que pretendem homenagear o 'savoir-faire' dos vinicultores da região.

Ao longo dos séculos, o festival dos vinicultores evoluiu de uma festa de apenas um dia, com uma procissão, em que se celebrava o vinho e os seus produtores, para se tornar, nos dias de hoje, um dos maiores eventos da vinicultura e cultura gastronómica.

Em dezembro de 2016 foi reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade, e se na anterior edição, em 1999, recebeu 400 mil visitantes, este ano a previsão é de 1 milhão.

A edição deste ano conta com um programa diário que mistura música tradicional, dança, desfile de trajes, teatro, visitas a adegas e várias animações destinadas às crianças. O evento conta ainda com 7.000 atores, cantores e músicos locais - a maior parte voluntários - que atuarão pelas ruas e bares da cidade.

Um dos locais indissociáveis e emblemáticos desta festa tradicional é a Arena - o palco dos espetáculos - que este ano ganhou uma nova dimensão - um espaço de 14 mil metros quadrados, na praça central da cidade e com capacidade para acolher 20.000 pessoas.

As entradas variam entre 79 e 359 francos suíços (entre 71 e 323 euros) e alguns espetáculos são gratuitos.

Entre as 46 adegas existentes em Vevey, a organização do festival escolheu 15 que serão as adegas oficiais do evento.

A capacidade de cada adega varia de 50 a 290 convidados, que serão o ponto de encontro de atores, cantores e visitantes.

Os animais também fazem parte festa, tendo sido escolhidas 40 vacas, oito cavalos, uma burra e 15 cabras para darem vida e corpo aos espetáculos que vão ser apresentados ao longo dos 25 dias de festa, na cidade do cantão de Vaud.

Um dos momentos mais importantes do evento é a Cerimónia de Coroação. Trata-se de uma cerimónia em que, este ano, se apresentarão 82 viticultores a concurso para serem premiados e reconhecidos pelo seu trabalho.

"Estes homens e mulheres representam, à sua maneira, todos os trabalhadores da terra - neste caso, a videira -- que a sociedade desconhece, apesar de consumir esses mesmos produtos", diz François Margot, abade-presidente da Irmandade dos Winegrowers.

François Margot acrescenta ainda que esses vinicultores merecem o devido reconhecimento e salienta a importância da participação das mulheres neste género de eventos.

"Esses homens e mulheres têm entre 27 e 73 anos de idade. Três mulheres estão nessa lista. Com o aumento de mulheres a frequentar o curso de formação de enologia, o número de participações aumentará a cada edição", afirma François Margot.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório