Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Curso ensina doentes renais a cozinhar de forma saudável

Alimentação evita progressão da doença renal.

Curso ensina doentes renais a cozinhar de forma saudável

A DaVita Portugal, em parceria com a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, vai realizar um curso de nutrição, dedicado a doentes renais, familiares e cuidadores, no próximo dia 21 de julho, na Clínica DaVita Sintra (localizada no centro histórico da vila de Sintra, na Avenida General José Estevão de Morais Sarmento nº 1).

A iniciativa, orientada pela nutricionista Inês Moreira e apoiada pelo chefe de cozinha Rui Lopes, tem como objetivo a promoção de uma alimentação saudável, equilibrada e adequada às necessidades nutricionais das pessoas com doença renal.

Cada pessoa com doença renal tem preferências alimentares e necessidades nutricionais diferentes, mas é importante que as escolhas sejam adaptadas para que seja possível manter a qualidade de vida à medida que a doença progride.

A doença renal crónica carateriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.

O curso vai ter uma duração de três horas, das 10h às 13h, e vai ser constituído por uma introdução teórica, que está a cargo de Inês Moreira; pela confeção de uma refeição completa, com a orientação do chefe Rui Lopes, que vai apresentar receitas práticas e nutricionalmente ricas; e por um momento final de convívio e degustação do menu.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do email [email protected] ou do telefone 21 837 16 54. Os participantes deverão ser doentes renais, independentemente do local onde façam tratamento e poderão fazer-se acompanhar por uma pessoa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório