Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Como a casca do ovo pode ajudar quem sofre de problemas nos ossos

Cientistas descobriram uma utilidade inédita para essa parte do ovo que vai inevitavelmente para o lixo.

Como a casca do ovo pode ajudar quem sofre de problemas nos ossos
Notícias ao Minuto

21:00 - 12/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ovo

A casca do ovo pode ser valiosíssima para a saúde. Segundo um novo estudo da universidade UMass Lowel, nos Estados Unidos, essa parte do produto da galinha é útil para estimular o crescimento de tecido ósseo.

Numa experiência realizada em laboratório, os cientistas adicionaram casca de ovo triturada a uma mistura de hidrogel; num segundo momento, juntaram células ósseas de humanos ao composto. Após passar algum tempo dentro de uma incubadora, o resultado produzido foi uma estrutura semelhante a um osso que poder ser reintroduzida no corpo do paciente.

A casca do ovo é composta principalmente por carbonato de cálcio e, juntamente com o hidrogel, estimula células ósseas a crescerem, fortalecendo-as. Outra vantagem do método é que, por usar células da própria pessoa, o risco do sistema imunológico rejeitar o enxerto é significativamente menor.

Segundo Gulden Camci-Unal, líder da pesquisa, a descoberta pode ser aplicada em pessoas que sofreram fraturas por causa da idade, de acidentes ou mesmo devido a cancro e a outras doenças. “Trata-se do primeiro trabalho científico a usar casca de ovo e hidrogel para reparar osso. Já realizámos testes num paciente e estamos animados com os resultados”, disse Camci-Unal, em comunicado para a imprensa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório