Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Café em excesso antes de praticar exercício físico pode matar

Especialista dá dicas de como treinar diariamente sem danificar a saúde cardiovascular.

Café em excesso antes de praticar exercício físico pode matar
Notícias ao Minuto

14:25 - 12/07/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Café em excesso

Uma recente pesquisa realizada na Unifesp de Marília, em São Paulo, no Brasil, apurou que o café pode ser bastante prejudicial se ingerido antes de praticar atividade física, podendo provocar paragens cardíacas e até enfartes. Publicado na revista científica Scientic Reports, o estudo contou com 32 participantes homens de 18 a 25 anos, que consumiram cafeína antes de treinar.

Os cientistas concluíram que os voluntários demoraram mais de uma hora para que os batimentos cardíacos voltassem ao normal, o dobro do tempo que levaria sem o consumo de cafeína. A ação da substância no organismo aumenta a frequência cardíaca e a sua ação estimulante faz a pressão arterial subir, aumentando dessa forma o risco de enfarte, principalmente em pessoas que praticam exercício físico, já que o esforço causado pela atividade também faz o coração bater mais rápido.

Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Élcio Pires Júnior, é necessário ter cuidado com todas as substâncias estimulantes, assim como os termogénicos. "Conhecidos por acelerar o metabolismo, os termogénicos pode ser bastante perigoso para a saúde cardiovascular, podendo levar ao desenvolvimento de arritmias cardíacas. Para quem faz atividade física, o ideal é ter em atenção o que ingere e visitar regularmente o cardiologista", alerta o médico.

No geral, as atividades físicas estão entre as principais recomendações quando o assunto é a saúde cardiovascular. Porém, o ideal é realizar um check-up para avaliar o coração e a sua capacidade de realizar o esforço físico.

"No check-up, vários exames irão ser pedidos pelo médico. Entre eles, o teste ergométrico e o ecocardiograma são os mais comuns. O teste ergométrico avaliará as condições cardiológicas durante o esforço, onde acompanhamos as frequências cardíacas e a pressão arterial antes e depois do paciente caminhar na passadeira. Já no ecocardiograma, é feito um ultrassom do coração, para termos imagens do órgão. No check-up, além de exames que medem o colesterol e a glicemia, é comum realizarmos um hemograma completo", conta o cirurgião.

Esse conjunto de exames é a melhor maneira de identificar qualquer irregularidade no coração. Após a avaliação positiva do médico, o paciente é autorizado a praticar qualquer tipo de atividade física que, além de reduzir o colesterol, diminui as chances de desenvolver o diabetes e a hipertensão.

"A atividade física aumentam a qualidade de vida e é benéfica para o organismo em geral. Conheça os seus limites e restrições, consulte um médico para emagrecer de forma saudável e evite substâncias que podem prejudicar o coração, como a cafeína, termogénicos e bebidas energéticas", finaliza o cirurgião.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório