Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Porto é a cidade dos turistas felizes, revela estudo

Um estudo realizado pelo Núcleo de Investigação do ISAG – European Business School (NIDISAG) revela que 90% dos turistas se sentem “muito felizes” a visitar a cidade do Porto. Cerca de 77% promete voltar.

Porto é a cidade dos turistas felizes, revela estudo
Notícias ao Minuto

19:00 - 12/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Porto

Eleito por três vezes como Melhor Destino Europeu (2012, 2014 e 2017), a cidade do Porto continua a fazer feliz quem por lá passa. Quem o diz é o estudo do Núcleo de Investigação do ISAG – European Business School (NIDISAG), realizado no final do ano passado junto de centenas de visitantes portugueses e estrangeiros que se encontravam na cidade. No total, foram entrevistados turistas de 48 nacionalidades, destacando-se os alemães (12,5%), brasileiros (10,5%), franceses (8,3%) e britânicos (7,9%). A estadia média na cidade foi de 4,9 noites.

Relativamente aos fatores que motivaram a visita ao Porto, registou-se a importância atribuída a 'saborear a gastronomia e conhecer Chefes portugueses' (4,21 em 5), 'relaxar/descansar' (4,15 em 5), e 'visitar património/monumentos/museus' (4,1 em 5). Quase metade dos turistas justificou ainda a escolha pelo Porto devido à possibilidade de 'visitar as caves de vinho do Porto' (42,94%).

De acordo com os resultados obtidos, 90% dos inquiridos revelaram um elevado nível de satisfação com a cidade, sendo que 85% afirmaram que foi no Porto que se sentiram mais felizes, quando comparado com outras cidades. O elevado grau de felicidade (4,42 em 5) foi sobretudo nos turistas estrangeiros, com alemães, brasileiros e holandeses a posicionarem-se no TOP 3.

Adjetivos como 'emocionante', 'divertido' ou 'inesquecível' foram algumas das palavras mais usadas para descrever a experiência global na cidade do Porto, o que justifica a elevada intenção de voltar (77,25%). E quando questionados sobre a perceção de felicidade à sua volta, garantiram que sentiam que as pessoas se encontravam felizes durante a estadia na cidade, numa classificação de 4,25 em 5.

De acordo com as coordenadoras do NIDISAG e autoras deste estudo, as investigadoras Ana Pinto Borges e Elvira Pacheco Vieira, “temos desenvolvido, ao longo dos últimos anos, vários estudos ligados a grandes eventos na cidade e percebemos, ano após ano, que o número de visitantes estrangeiros tem aumentado significativamente, muitas vezes devido à reputação da cidade no panorama internacional. Quisemos, por isso, perceber quais os pontos de interesse mais atrativos para os turistas, quais as suas motivações e se de facto a cidade cumpre com as suas elevadas expectativas. Os resultados superaram as nossas melhores previsões”.

O estudo, intitulado 'Porto versus Well-Being', foi realizado com base em 1253 entrevistas a visitantes nacionais e internacionais, que se encontravam no Porto em outubro de 2018. O principal objetivo foi avaliar o nível de satisfação perante a cidade do Porto, bem como o nível de bem-estar proporcionado durante toda a estadia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório