Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Cancro no coração? Doença rara apresenta três sintomas chave

Os tumores de coração podem ser primários, quando a origem é no próprio tecido do coração, ou secundários, quando resultam de metástase de algum outro cancro pré-existente.

Cancro no coração? Doença rara apresenta três sintomas chave
Notícias ao Minuto

13:33 - 12/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cancro no coração

Apenas alguns cancros se desenvolvem no coração. Aqueles que surgem nesse órgão são denominados de tumores cardíacos primários. Os tumores cardíacos cancerosos primários mais frequentes são os sarcomas, que se desenvolvem a partir do tecido dos vasos sanguíneos, segundo informações divulgadas pelo portal Manual MSD.

A maioria dos tumores cardíacos cancerosos têm origem em outras regiões do corpo – geralmente o pulmão, mama, rim, sangue ou pele – e posteriormente disseminam-se (por metástase) para o coração. Os tumores cardíacos metastáticos são entre 30 a 40 vezes mais comuns do que os tumores cardíacos primários, mas ainda são incomuns.

Cancros que afetam o tórax, como cancro do pulmão ou da mama, podem se disseminar para o coração por invasão direta, frequentemente no pericárdio. Os tumores também podem chegar ao músculo cardíaco e às suas câmaras através da corrente sanguínea ou do sistema linfático.

Sintomas

Os sintomas dos tumores cardíacos cancerosos são essencialmente os mesmos dos tumores cardíacos não cancerosos e variam dependendo da sua localização. No entanto, os sintomas dos tumores cancerosos tendem a agravar-se mais rapidamente do que os dos tumores benignos, pois eles crescem com maior rapidez.

Os tumores do coração são geralmente bastante difíceis de diagnosticar, visto que os seus sintomas são bastante semelhantes aos sintomas de outras cardiopatias.

Porém, em muitos casos, a suspeita provém dos seguintes sintomas:

- Insuficiência cardíaca repentina;

- Surgimentos de arritmias;

- Queda brusca da pressão arterial.

Contudo é muito importante fazer diversos exames para dar um diagnóstico fiável, já que estes sintomas não são diagnósticos apenas de tumores e caso não haja prudência no diagnóstico, pode em certos casos levar à falsa sensação de que o paciente possua outra patologia cardíaca.

Diagnóstico

Os procedimentos utilizados para diagnosticar tumores cardíacos cancerosos são os mesmos que aqueles utilizados para tumores cardíacos não cancerosos, incluindo ecocardiograma, tomografia computadorizada (TC) e imagem por ressonância magnética (RM).

Para tumores cardíacos metastáticos são realizados exames adicionais para encontrar o tumor original, a menos que sua localização já seja conhecida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório