Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Católica no Porto propõe cozinhar pratos 'verdes' com leguminosas

Amanhã, dia 12 de julho, no Mercado Temporário do Bolhão. Showcooking conta com a presença do chef Antonio Leoci e tem como objetivo sensibilizar para uma alimentação mais sustentável

Católica no Porto propõe cozinhar pratos 'verdes' com leguminosas
Notícias ao Minuto

14:31 - 11/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Showcooking

A Escola Superior de Biotecnologia da Católica, no Porto, o Mercado Temporário do Bolhão, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo e a Profitecla (Escola Profissional) uniram-se numa ação que visa promover uma maior consciencialização para uma alimentação mais verde e sustentável. As leguminosas vão ser o ingrediente principal e a base das receitas que o chef italiano Antonio Leoci vai preparar no showcooking agendado para amanhã, dia 12 de julho, às 11h, no Mercado Temporário do Bolhão.

Aberto ao público, o showcooking irá também reunir cerca de 50 especialistas europeus nas áreas da agricultura, alimentação, política e sustentabilidade que vão aprender a confecionar alguns pratos portugueses, entre outos, com leguminosas. A iniciativa realiza-se no seguimento do segundo encontro da Rede de Inovação de Leguminosas no Mediterrânico - um evento organizado pela Escola Superior de Biotecnologia e pela Eurest (multinacional ligada a serviços de restauração) -, que decorreu no dia 9 de julho, com o tema 'Transição do consumidor para dietas baseadas em leguminosas mais sustentáveis'.

Estes momentos enquadram-se no projeto europeu TRUE - Percursos de Transição Para Sistemas de Produção Sustentáveis Baseados nas Leguminosas na Europa -, que promove sistemas de agricultura sustentáveis à base de leguminosas. Financiado pela União Europeia, no âmbito do Horizonte 2020, o projeto envolve 24 parceiros de 10 países europeus - Alemanha, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda e Portugal -, incluindo parceiros académicos e empresas que operam na produção e processamento de leguminosas, distribuição e comercialização. Em Portugal, o projeto é liderado por uma equipa de investigadores da Escola Superior de Biotecnologia.

Chef italiano para destacar sabores mediterrânicos

Italiano, natural de Monopoli, Antonio Leoci vive no Porto há quatro anos. Formou-se como técnico de hotelaria em 2006, altura em que deixou a sua cidade natal e iniciou a sua experiência profissional no norte de Itália, e posteriormente em Inglaterra. Já em Portugal, surgiu a oportunidade de tirar um curso de formador em 2017 (na área de cozinha e pastelaria). Atualmente, trabalha como cozinheiro no restaurante italiano Vícios de Mesa (Maus Hábitos). Os seus ideais e trabalho baseiam-se na constante pesquisa de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável produzida com técnicas de baixo impacto ambiental.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório