Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Azeite: O primeiro fio dourado da Quinta da Gaivosa

Depois de quase três décadas dedicadas ao vinho, a emblemática Quinta da Gaivosa apresenta o seu primeiro Azeite Virgem Extra, disponível no mercado nacional em quantidades limitadas.

Azeite: O primeiro fio dourado da Quinta da Gaivosa
Notícias ao Minuto

12:15 - 11/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Azeite

Para a família Alves de Sousa, não há metas nem limites quando o assunto é enorme paixão pela terra e pelo Douro. É assim desde o início da década de 90, altura em que criaram o seu primeiro vinho, ainda sem prever que se tornaria num dos clássicos da região e do país. Três décadas mais tarde, voltam a surpreender o mercado, com o desenho de um novo retrato do Douro, desta vez em tons dourados, com o lançamento do primeiro Quinta da Gaivosa Azeite Virgem Extra.

Com provas dadas na vinha, o terroir de excelência da Quinta da Gaivosa, marcado por encostas agrestes e solos ríspidos, expressa-se agora através de olivais de solo xistoso com mais de 80 anos. Plantado a uma altitude de 500 metros e detentor de uma exposição solar a oeste/poente, este pedaço de terra reúne as condições naturais ideais para a produção de um azeite de qualidade de nível elevado. 

Na sua base estão azeitonas das variedades Cobrançosa, Galega e Madural, esta última muito rara, produzidas em regime biológico. A colheita é feita manualmente, com o auxílio de varejadores de pente, e a seleção é cuidada e rigorosa. O resultado é um azeite de qualidade superior, marcado por aromas com notas de maça verde, erva cortada, rama de tomate e amêndoa. A força da sua personalidade faz-se sentir sobretudo na boca, com um bom equilíbrio entre o amargo e o picante, que termina num final harmonioso e prolongado.

Notícias ao Minuto© Quinta da Gaivosa

De acordo com Domingos Alves de Sousa, rosto e alma da Quinta da Gaivosa, “temos o privilégio de trabalhar uma terra única no Douro, que nos mostra, colheita após colheita, o seu potencial inesgotável. Depois de algumas experiências com as nossas melhores oliveiras, sentimos que este era o momento certo para incluir na nossa gama um azeite de elevada qualidade, capaz de levar à mesa uma nova abordagem do terroir da Gaivosa, sempre fiel à tradição e à autenticidade.”

A estreia do Quinta da Gaivosa Azeite Virgem Extra fica marcada por quantidades limitadas e conta com distribuição exclusiva da OnWine Nacional. Pode já ser encontrado nas principais garrafeiras do país, a tempo de temperar os melhores pratos da estação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório