Meteorologia

  • 24 JULHO 2019
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 21º

Edição

Esta quantidade de cigarros por dia aumenta risco de ataques cardíacos

Todos estamos a par dos efeitos nocivos do cigarro para a saúde. Mas, para quem não consegue dizer que não ao tabaco – já diz o velho ditado: “faz o que eu digo, não faças o que eu faço”.

Esta quantidade de cigarros por dia aumenta risco de ataques cardíacos
Notícias ao Minuto

11:30 - 11/07/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Perigo do tabaco

O cigarro tem sido associado a uma enorme variedade de problemas de saúde, como asma, doenças pulmonares e respiratórias, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e cancro. Agora, um estudo publicado no periódico científico The BMJ mostra que não é preciso muito para que o vício provoque um aumento significativo da probabilidade de sofrer um ataque cardíaco.

Para a pesquisa, os cientistas analisaram 141 estudos realizados entre 1946 a 2015 sobre tabagismo e doenças cardíacas para tentar descobrir quantos cigarros diários são necessários para aumentar o risco de doença cardíaca, derrame e enfartes. Os investigadores dividiram os dados em pessoas que fumavam um, cinco ou 20 cigarros por dia e compararam com pessoas que nunca fumaram.

Afinal, qual a quantidade de cigarros que aumenta o risco de doença cardíaca?

Apenas um cigarro por dia já aumenta significativamente o risco de doença cardíaca e derrame cerebral. Para os homens, fumar um cigarro por dia aumentou o risco de doença cardíaca em 48%, em média, em relação a um não-fumador, enquanto o consumo de 20 cigarros por dia duplicou o risco. Os resultados foram ainda menos animadores para as mulheres. Fumar um cigarro diariamente aumentou o risco de doença cardíaca em 57%, enquanto fumar 20 cigarros por dia aumentou o risco em 2,8 vezes.

Atualmente, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardíacas são a principal causa de morte prematura em todo o mundo.

“Fumar apenas cerca de um cigarro por dia acarreta um risco de desenvolver doença cardíaca coronária e derrame muito maior do que o esperado: cerca da metade disso para pessoas que fumam 20 por dia”, escreveram os autores do estudo. “Não existe um nível seguro de tabagismo para doenças cardiovasculares”, finalizaram.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório