Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Esta quantidade de cigarros por dia aumenta risco de ataques cardíacos

Todos estamos a par dos efeitos nocivos do cigarro para a saúde. Mas, para quem não consegue dizer que não ao tabaco – já diz o velho ditado: “faz o que eu digo, não faças o que eu faço”.

Esta quantidade de cigarros por dia aumenta risco de ataques cardíacos
Notícias ao Minuto

11:30 - 11/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo do tabaco

O cigarro tem sido associado a uma enorme variedade de problemas de saúde, como asma, doenças pulmonares e respiratórias, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e cancro. Agora, um estudo publicado no periódico científico The BMJ mostra que não é preciso muito para que o vício provoque um aumento significativo da probabilidade de sofrer um ataque cardíaco.

Para a pesquisa, os cientistas analisaram 141 estudos realizados entre 1946 a 2015 sobre tabagismo e doenças cardíacas para tentar descobrir quantos cigarros diários são necessários para aumentar o risco de doença cardíaca, derrame e enfartes. Os investigadores dividiram os dados em pessoas que fumavam um, cinco ou 20 cigarros por dia e compararam com pessoas que nunca fumaram.

Afinal, qual a quantidade de cigarros que aumenta o risco de doença cardíaca?

Apenas um cigarro por dia já aumenta significativamente o risco de doença cardíaca e derrame cerebral. Para os homens, fumar um cigarro por dia aumentou o risco de doença cardíaca em 48%, em média, em relação a um não-fumador, enquanto o consumo de 20 cigarros por dia duplicou o risco. Os resultados foram ainda menos animadores para as mulheres. Fumar um cigarro diariamente aumentou o risco de doença cardíaca em 57%, enquanto fumar 20 cigarros por dia aumentou o risco em 2,8 vezes.

Atualmente, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardíacas são a principal causa de morte prematura em todo o mundo.

“Fumar apenas cerca de um cigarro por dia acarreta um risco de desenvolver doença cardíaca coronária e derrame muito maior do que o esperado: cerca da metade disso para pessoas que fumam 20 por dia”, escreveram os autores do estudo. “Não existe um nível seguro de tabagismo para doenças cardiovasculares”, finalizaram.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório