Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Quatro razões que explicam por que não dorme bem à noite

A privação do sono não é uma mera inconveniência. Os distúrbios de sono estão associados ao aumento do risco de morte, doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão e fadiga crónica.

Quatro razões que explicam por que não dorme bem à noite
Notícias ao Minuto

22:00 - 10/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Insónias

Passa o dia a lutar contra o sono, mas no momento em que vai para a cama o cansaço simplesmente desaparece? Não é o único.

Muitas vezes, negligenciamos os benefícios do sono porque necessitamos de estudar mais, trabalhar mais, produzir mais ou simplesmente trocamos o tempo de relaxamento para nos mantermos conectados.

Noutros casos, a insónia é uma doença crónica que pode estar ligada a outros problemas de saúde, como ansiedade, depressão e a enxaquecas. A verdade é que nos tempos modernos que correm, dormir oito horas por noite é muitas vezes um verdadeiro luxo.

No entanto, a privação do sono não é uma mera inconveniência. Os distúrbios de sono estão associados ao aumento do risco de morte, doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão e fadiga crónica.

Por isso, deve prestar atenção aos sinais de alerta que indicam que a situação pode estar a transformar-se num problema sério. Além de consultar um profissional de saúde, a publicação Huffpost divulgou quatro motivos pelos quais não consegue dormir bem à noite.

1. A cafeína continua no seu organismo 

Evite beber café ou bebidas energéticas pelo menos quatro horas antes de ir dormir. Se é bastante sensível à cafeína, então opte por tomar a bebida apenas de manhã.

2. Está a praticar exercício físico muito tarde

Fazer atividade física é ótimo para a saúde, mas, em alguns casos, o estímulo pode atrapalhar o sono, caso seja realizada muito perto da hora de se deitar. Tal ocorre porque o exercício físico estimula o metabolismo e acelera os batimentos cardíacos.

3. Construa um ambiente calmo no seu quarto e afaste-se do telemóvel

Às vezes, tudo o que falta para uma boa noite de sono é um quarto mais escuro, com uma vela aromatizada e um lençóis lavados. A luz é altamente estimulante para o corpo, inclusive, as luzes emitidas pelos telemóveis ou televisores. Quando somos expostos à luminosidade durante a noite, isso afeta a produção de melatonina no organismo.

4. Evite beber aquele copo de vinho...

O ideal é evitar o consumo de bebidas alcoólicas até seis horas antes de ir dormir. A bebida pode até induzir o sono, mas afeta 100% a qualidade da noite. O álcool tem efeitos diretos nos ciclos do sono, principalmente na fase de sono profundo, o REM.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório