Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Terapia de Bowen: O super tratamento eficaz contra a dor

Artigo de Opinião deFilipa Taipina, terapeuta de Bowen.

Terapia de Bowen: O super tratamento eficaz contra a dor
Notícias ao Minuto

21:00 - 10/07/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dor crónica

A Terapia de Bowen foi desenvolvida na Austrália por Tom Bowen, na segunda metade do século passado e é considerada de uma terapia manual, muito eficaz no alívio de dores causadas pelas mais diversas patologias e distúrbios.

A Terapia consiste numa determinada série de manipulações, de grande precisão anatómica, extremamente suaves, realizadas em músculos, tendões, nervos e fáscia. Considerada a mais suave e segura das terapias manuais, a Terapia de Bowen não utiliza qualquer tipo de instrumento (agulhas, cremes, pomadas ou óleos) e não são realizadas manipulações forçosas nem ajustamentos estruturais ou mecânicos. 

A fáscia, também chamada de tecido conectivo ou conjuntivo, é o tecido menos estudado do corpo humano. Embora tenha sido descrito com grande precisão pela anatomia no século XIX, a sua função era praticamente desconhecida até há poucos anos, motivo pelo qual foi totalmente esquecido pela anatomia e, consequentemente, pela prática médica. Ao longo da última década, a fáscia foi alvo de vasta investigação e estudos científicos aprofundados por parte de médicos, terapeutas, investigadores e cientistas, nomeadamente por um grupo de investigadores da faculdade de medicina da Universidade de Ulm - The Fascia Reserch Group - e pela ortopedista e professora de Anatomia e Fisiologia da Faculdade de Medicina de Pádua, Carla Stecco. 

Hoje sabe-se que a fáscia é um tecido altamente enervado e repleto de recetores, com um papel fundamental, existindo num contínuo em todo o corpo humano quer em camadas mais superficiais, logo abaixo da pele, quer em camadas mais profundas. A fáscia envolve os nossos músculos, tendões, nervos e órgãos internos e é também responsável pela ligação e sustentação dos nossos ossos e é fundamental na manutenção do nosso equilíbrio e bem-estar.

O conhecimento e o estudo da fáscia são de grande importância no entendimento da causa da dor e de diversas patologias. Permitindo perceber porque é que um problema no joelho ou num tornozelo pode provocar dores nas costas ou nos ombros e porque muitas vezes problemas ao nível dos dedos dos pés podem provocar dores na cervical, levando-nos a analisar o corpo humano na sua forma global. Este conhecimento transformou este tecido desconhecido, num tecido maravilhoso ao ponto de a fáscia e os fluídos que nela circulam já terem sido considerados o maior órgão do corpo humano. Através da compreensão coletiva da fáscia é possível contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde convencionais e complementares.

A Terapia de Bowen pode ser aplicada a todas as pessoas: atletas, recém-nascidos, bebés, crianças, jovens, adultos, idosos e grávidas. Em média a Terapia de Bowen é desenvolvida em sessões de 45 minutos a 1 hora, podendo ir até 1 hora e 30 minutos. Esta terapia é aplicada com grande eficácia na dor causada por problemas e lesões esquelético-musculares, problemas de postura e dor com origem em doenças autoimunes. Além de eficaz no alívio da dor, interfere positivamente, por exemplo, em problemas de tiroide, digestivos e hormonais e no reequilíbrio geral do nosso corpo, contribuindo para o aumento do bem-estar e melhorar de forma generalizada a qualidade de vida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório