Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

O leitor perguntou: Devo deixar de seguir o meu 'ex' nas redes sociais?

Especialista aponta que cortar totalmente o contacto com 'ex', incluindo nas redes sociais, não é de todo sinal de imaturidade.

O leitor perguntou: Devo deixar de seguir o meu 'ex' nas redes sociais?
Notícias ao Minuto

15:30 - 10/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Relacionamentos e redes sociais

Acabar um relacionamento é geralmente um processo difícil e doloroso. Como tal, muitas pessoas preferem cortar todo tipo de ligação com o 'ex'. E não há nada de errado nisso. “É uma questão de se auto preservar. Para esquecermos alguém, necessitamos de um pouco de distância. Não cabe a ninguém julgar essa decisão, porque só quem viveu a relação sabe o que está a sentir. Ainda que não haja vontade de voltar, há sempre um resquício de sentimento, que pode ser raiva e deceção, por exemplo”, afirma a psicóloga Marina Vasconcellos, especializada em terapia de casais e família, em declarações à publicação brasileira Universia.

Uma pesquisa conduzida por investigadores da Universidade de Brunel, no Reino Unido, divulgada em 2012, avaliou a relação entre o uso do Facebook e a recuperação pós-namoro. O levantamento mostrou que os participantes que verificavam em excesso a vida do 'ex' demoravam mais tempo a superar a dor da separação. Já os que cortaram o contacto acabaram por relatar menos sentimentos maus acerca do fim da relação, bem como menos desejo sexual pelo 'ex'.

Ainda assim uma pequena percentagem dos voluntários envolvidos na pesquisa declararam que conseguiram sentir-se melhor ao acompanhar a vida do 'ex' on-line porque, ao ler as publicações que faziam, chegavam à conclusão de que aquela pessoa não era realmente certa para eles.

Amizade é possível, mas após algum tempo

Ex-namorados podem tornar-se bons amigos. Mas, de acordo com os especialistas, não convém ter pressa para construir essa nova relação “É necessário que ambos tenham realmente superado o namoro ou casamento. Talvez se reencontrem e percebam que tudo está resolvido. A amizade acontece quando ambos não se veem mais como possíveis parceiros”, finaliza Marina.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório