Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

A leitora perguntou: É possível ou não engravidar durante a menstruação?

Não é raro ouvir mulheres (e até mesmo homens) a falar sobre o assunto. Alguns ficam mais ‘à vontade durante aqueles dias’, mas é importante estar sempre atento, já que cada organismo é diferente. Afinal, é possível engravidar durante a menstruação?

A leitora perguntou: É possível ou não engravidar durante a menstruação?
Notícias ao Minuto

08:17 - 13/07/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Engravidar

Sim, é possível engravidar durante o período menstrual. Primeiro, porque os espermatozoides podem sobreviver dentro do corpo por muito mais tempo do que a maioria das pessoas pensa.

O normal é que continuem ativos por três a cinco dias. “Mas alguns podem resistir até sete dias dentro do útero”, explica Livia Daia, supervisora médica e ginecologista da Clínica Daia Venturieri, em São Paulo, no Brasil, em declarações à revista Women’s Health. “Dependendo do ciclo menstrual, pode ocorrer ovulação assim que acabar a menstruação".

Adicionalmente, em alguns casos, o óvulo pode ser fertilizado cerca de uma semana depois do inicio do período menstrual, com o espermatozoide já dentro do útero ou das trompas de falópio – algo extremamente raro –, mas apenas um resquício do mecanismo evolutivo para garantir a preservação da espécie humana. “A chance é pequena, mas existe”, diz Livia.

Portanto, sim: é possível engravidar durante a menstruação. A dica é sempre manter relações sexuais com o uso do preservativo. Além de evitar uma gravidez indesejada, trata-se do único método capaz de prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório