Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Atração fatal. O que faz uma pessoa parecer sexualmente atraente?

Se pensou em beleza física, errou. Um novo estudo realizado pela Queen’s University, no Canadá, apontou que a atração que sentimos uns pelos outros depende de um conjunto de fatores do que um ponto em si, isolado.

Atração fatal. O que faz uma pessoa parecer sexualmente atraente?
Notícias ao Minuto

22:00 - 08/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Atração

A pesquisa inédita apurou ainda que tão ou mais importante do que a aparência, a nossa postura e a forma como nos movimentamos diz muito sobre a atratividade e sedução. Principalmente a naturalidade com que fazemos esses gestos. 

“A maioria dos trabalhos anteriores sobre atratividade focaram-se no efeito de características isoladas. O presente estudo demonstra o quão significativos são traços múltiplos”, resume o especialista em Psicologia e Biologia Nikolaus Troje, líder do estudo, em declarações à revista Science Daily.

Durante a pesquisa, os voluntários observaram 15 pontos em movimento, em duas experiências diferentes, para identificar a aparência das pessoas e os seus movimentos relativamente ao grau de atração. 

Os cientistas combinaram o estilo de movimento de uma pessoa com as formas do corpo de outra pessoa e recolheram as classificações de atratividade destes 'caminhantes híbridos'.

Ao misturar uma forma do corpo classificada como muito atraente, com movimentos que tinham sido classificados também como muito atraentes, tal não significou que a imagem híbrida fosse classificada como muito atraente. Pelo contrário, os entrevistados conseguiam detetar a inconsistência entre a forma e os movimentos, e os híbridos foram classificados negativamente no grau de atração. A lógica, diz Troje, é que se uma pessoa fisicamente atraente tenta imitar um andar estranho ao seu (como de um modelo na passarelle), esta é vista como menos atraente, porque o cérebro humano tem uma resposta instintiva a características artificiais. 

Da mesma forma, outros jogos na aparência podem causar o efeito oposto de atração, porque a aparência geral é mais importante do que os traços individuais. Por exemplo, se tingir o cabelo de loiro, mas suas sobrancelhas não corresponderem à mesma cor, o look “pode não funcionar porque sinaliza que há algo de estranho em si”, revela Troje.

“O nosso sistema visual é um detector de mentiras sensível que percebe até mesmo a menor das inconsistências e responde negativamente a estas 'fraudes'”, acrescentou.

Por isso, fica a dica. Para se tornar uma pessoa atraente, não basta seguir um conjunto de regras que funcionam para outros indivíduos, ou seja é necessário entender como o seu corpo funciona e tentar fazer adaptações ao seu estilo, procurando ser o mais natural possível. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório