Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Este é o tecido que os gatos mais gostam de arranhar

Quem tem um gatinho em casa sabe bem que o bichano acabará mais tarde ou mais cedo por arranhar um móvel ou sofá, ou qualquer outro objeto que estiver ao seu alcance.

Este é o tecido que os gatos mais gostam de arranhar
Notícias ao Minuto

20:00 - 08/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gatos

Afinal, é natural para os felinos afiar suas unhas. E um novo estudo brasileiro, realizado pelo Grupo de Estudos Científicos da Cão Cidadão (GEC), indicou qual é o material que os gatos preferem arranhar.

A resposta é o chenille, composto por lã, seda e algodão. A sua textura assemelha-se ao veludo, sendo muito usado no revestimento de sofás, poltronas e capas de almofadas, por exemplo. O suede (tecido sintético de poliéster parecido com camurça), está também na lista de preferências dos felinos.

O estudo

Para efeitos daquela pesquisa, o GEC fez levantamentos diferentes: um questionário online para apurar quais os tecidos mais comuns nos móveis de donos de gatos, e os hábitos felinos que mais incomodam as pessoas. "O chenille e o couro sintético predominam nos móveis", diz Rossi. "Também pesquisamos com criadores, donos, ONGs e lojas de móveis quais tecidos recomendavam que eram 'antigatos', e a resposta foi o suede e o gorgurão impermeável”.

Adicionalmente, os especialistas construíram arranhadores com os quatro tecidos que foram colocados em três ONGs de proteção de gatinhos. Os objetos ficaram entre quatro e dez dias em cada instituição e, no total, 150 gatos testaram as estruturas. 

Por meio de câmaras com sensor de movimento e luz infravermelha, os investigadores monitorizaram as atividades dos bichanos. Aplicando uma fórmula de preferência para indicar qual fora o material mais arranhado, ou seja, mais adorado pelos gatos – neste caso, o chenille. 

Nos vídeos, os especialistas do GEC também notaram que alguns felinos ficaram com as unhas presas no chenille. Para Rossi, é mais um motivo para evitar o material.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório