Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Limpar a casa e lavar as mãos. Quando é importante e quando é demais

Não é necessário limpar a casa todos os dias.

Limpar a casa e lavar as mãos. Quando é importante e quando é demais

A higiene é um fator essencial no dia a dia para reduzir o risco de doenças. Apesar disso, uma em cada quatro pessoas não considera uma boa higiene algo importante, indica um relatório da Sociedade Real para Saúde Pública do Reino Unido (RSPH). Segundo a entidade, a pesquisa revelou que, neste cenário, os homens estão duas vezes mais propensos a descartar os riscos associados a não lavar as mãos com sabão ou sabonete após usarem o WC ou depois de manusear carne crua, comparativamente às mulheres.

Os dados revelaram ainda que 23% das pessoas acreditam que a exposição a germes nocivos ajuda a melhorar o sistema imunológico, especialmente no caso das crianças. No entanto, a crença, na verdade, é prejudicial. Por causa disso, a RSPH alertou sobre a necessidade de manter a limpeza para impedir a propagação de micróbios prejudiciais à saúde. No entanto, os especialistas salientaram que a higiene não tem de ser excessiva.

“A higiene direcionada para momentos e locais essenciais é uma forma económica, em tempo e esforço, de prevenir infeções. Expondo-o a todas as ‘boas bactérias’ das quais o corpo beneficia”, explicou Lisa Ackerley, da Sociedade Real para Saúde Pública, à BBC.

Por outras palavras limpar a casa frequentemente para se livrar da sujidade não é a forma mais eficiente de manter os microrganismos maus afastados. A melhor maneira de evitá-los é cuidar da higiene em momentos cruciais, como lavar as mãos antes de comer e depois de usar a casa-de-banho, por exemplo.

Quando lavar as mãos?

Lavar as mãos é um dos principais fatores para manutenção de uma boa higiene. Mas isso não significa lavá-las a toda hora —apenas nos momentos necessários, como:

- Depois de ir à casa-de-banho;

- Antes de comer, especialmente se for usar as mãos;

- Ao preparar ou manusear alimentos;

- Ao brincar com animais de estimação;

- Ao tossir, espirrar ou assoar o nariz;

- Ao manusear e lavar roupa e panos sujos;

- Ao mexer ou retirar o lixo;

- Ao tratar alguém com doenças infecciosas (gripe, por exemplo).

Essas medidas ajudam a evitar que os micróbios se espalhem quando tocar nos objetos ao seu redor.

Limpar a casa

Para manter o lar cuidado e higiénico não é necessário limpar diariamente. Os móveis e o chão, por exemplo, podem parecer sujos, mas geralmente os micróbios nessa área da casa não são tão perigosos para a saúde e, portanto, não necessitam de ser frequentemente limpos. No entanto, para casas com crianças pequenas, a limpeza deve ser mais cuidadosa, especialmente se costuma entrar em casa com os sapatos que usou na rua.

Já na cozinha é necessário uma maior atenção. Superfícies, como o lava louças, tábuas de cortar e mesa, devem ser limpas após a preparação de alimentos crus, como carnes e aves, ou antes de preparar alimentos, como sanduíches e outros snacks. Panos de cozinha e esponjas da louça devem ser higienizados depois de usados para limpar uma superfície contaminada. Ao limpar a sujidade da cozinha depois de preparar alimentos, opte por usar papel de cozinha — quando usamos panos, estes acabam por ficar contaminados e necessitam de ser lavados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório