Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Acordou antes de o despertador tocar? A ciência explica

Cientistas dizem ter descoberto o que nos faz acordar antes do despertador e sugerem que é possível provocar esta ação no cérebro.

Acordou antes de o despertador tocar? A ciência explica
Notícias ao Minuto

07:00 - 05/07/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Acordar sem despertador

Osono é regulado tanto o relógio circadiano como pelo homeostato do sono, mas fatores externos como a luz natural e a temperatura controlam o relógio circadiano. Um grupo de cientistas diz ter descoberto porque é que por vezes acordamos sem despertador e formas de ‘obrigar’ o cérebro a acordar-nos.

Os investigadores da Oxford University diz que isto funciona “como um termostato” que se liga e desliga – mas ainda não sabem exatamente o que provoca esta ação.

O professor Gero Miesenböck, principal autor do estudo, explica que homeostato do sono permite ao corpo antecipar as mudanças previsíveis no ambiente que são provocadas pela rotação da Terra.

Os investigadores estudaram o homeostato do sono no cérebro de moscas da fruta - o mesmo animal que também forneceu as primeiras descobertas sobre a cronometragem circadiana, há cerca de 45 anos.

Cada mosca tem cerca de duas dezenas de neurónios de controlo do sono, as células do cérebro que também são encontradas em outros animais e que se acredita existir em pessoas.

Esses neurónios comunicam com o homeostato do sono: Se os neurónios são eletricamente ativos, a mosca dorme, e quando estão omissos, a mosca acorda.

Através de pulsos de luz, da estimulação da produção de dopamina ou da utilização de psicoestimulantes poderá ser possível ligar e desligar a atividade das células cerebrais.

As conclusões do estudo foram publicadas na revista Nature e apesar de serem precisos mais estudos parece ser mais uma peça importante neste puzzle que é o sono.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório