No dia 10 de julho assinala-se o Dia da Pizza e, sendo esta a especialidade-rainha na Mercantina, o momento é de tradição, festa, muito sabor e uma grande novidade. A propósito do dia que celebra a mais famosa iguaria italiana, a Mercantina criou uma nova pizza exclusiva com ingredientes únicos e, no mínimo, surpreendentes, que só poderá ser provada no Dia da Pizza.
A nova pizza da Mercantina chama-se Chioggiotta – com base na palavra chioggia, que significa beterraba riscada em italiano – e conjuga a profundidade de sabor e doçura da beterraba riscada à envolvência e cremosidade do queijo de cabra, tudo equilibrado com a acidez do tomate, e aromatizado com tomilho, pimenta preta e manjericão.
Nas palavras do chef pizzaiolo da Mercantina, Diogo Coimbra, é uma pizza “fresca e simples, mas cheia de sabor”. O facto de ter poucos ingredientes, permite que o sabor único de cada um deles seja sentido no seu expoente máximo, numa combinação de sabores absolutamente perfeita e também insólita.
Esta novidade será, naturalmente, cozinhada nos fornos a lenha Stefano Ferrara da Mercantina, tudo segundo os preceitos, técnicas e com os ingredientes da tradição napolitana, que valeram à Mercantina a distinção e reconhecimento da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN) – conhecida como ‘a estrela Michelin das pizzas’.
E porque falar em pizza na Mercantina é falar de tradição e da história deste prato único, o Dia da Pizza é a altura ideal de visitar um dos restaurantes da marca (em Alvalade, Chiado ou Avenida da República) e saborear as clássicas Margheritta DOP (tomate, mozzarella di bufala D.O.P della Campania, parmesão, manjericão e azeite extra virgem) e Napoli (tomate, mozzarella, alcaparras, anchovas, azeitonas e orégãos), ou render-se ao best seller da carta, a Mercantina (tomate, mozzarella fior di latte, fiambre, salame picante, cogumelos frescos e parmesão).