Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Seis motivos para não tomar banho todos os dias

Especialistas defendem que tomar banho todos os dias pode ser prejudicial para a saúde.

Seis motivos para não tomar banho todos os dias
Notícias ao Minuto

14:08 - 04/07/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Tomar banho

Os especialistas que defendem que tomar banho todos os dias faz mal à saúde. Alertando que o hábito, para a maioria dos indivíduos diário, está a interromper os processos naturais da pele, cabelo e unhas. Além disso, representa um gasto enorme de água, prejudicando o ambiente.

Eis os motivos que os especialistas apontam para que deixe de realizar esta atividade diariamente, segundo o jornal espanhol El Confidencial.

1. Não está sujo

A não ser que trabalhe com lixo ou produtos químicos, o normal é que ao longo do dia não chegue a ficar sujo. A nossa pele tem métodos próprios para manter-se limpa e quando a lavamos de mais, na realidade não estamos a ajudar.

2. Está a eliminar todas as bactérias (incluindo as boas)

Ao tomar duche/banho todos os dias está a eliminar todas as bactérias, até as boas. O nosso organismo conta com a ajuda de uma série de bactérias que se encarregam de manter a pele saudável atuando como um escudo contra os germes e as bactérias más, protegem-nos ainda das toxinas de químicos como os sabonetes, champôs, perfumes e restantes produtos de cuidados pessoais.

3. Está a desidratar a pele

A água quente do banho pode fazer com que a pele escame e fique ressequida. Isto, claro, se tomar banho diariamente e com água bem quente. Pode também eliminar os óleos naturais da pele, que são imprescindíveis para que se mantenha hidratada, suave e saudável, e que não têm tempo de se regenerar se toma banho diariamente. Se tem mesmo de tomar banho todos os dias tente não passar mais de 10 minutos no banho e fazê-lo com água morna.

4. Está a desperdiçar água

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, um duche de 10 minutos consome 200 litros de água. Por muito rápido que seja, tomar banho todos os dias traduz-se em mais de 550 litros de água por semana (contando que não toma banho ao fim de semana, que muito provavelmente não acontece). Comece a tomar banho dia sim dia não, poupará o seu corpo e água, um bem essencial que não sobra.

5. O cabelo fica seco e estragado

Lavar o cabelo todos os dias pode acabar com os óleos naturais do cabelo, tornando-o opaco, seco e frisado. A maioria dos especialistas aconselha que se lave o cabelo duas vezes por semana, especialmente ase tem cabelo fino, fraco ou estragado.

6. Estraga as unhas

A água quente pode deixar as unhas quebradiças e finas. Isto porque quando as unhas não estão saudáveis absorvem a água do duche e demoram a secar, perdendo pelo caminho as suas propriedades.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório