Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 27º

Edição

Primeiros sintomas de gravidez. Dez sinais de que está grávida

Acha que está grávida? Se teve uma relação sexual sem proteção, ligue o sinal de alerta...

Primeiros sintomas de gravidez. Dez sinais de que está grávida
Notícias ao Minuto

10:00 - 03/07/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Sintomas de gravidez

Notícia boa ou má, alguns sintomas são clássicos quando a mulher está grávida. Tal ocorre a partir do momento da fecundação do óvulo pelo espermatozoide e, a partir daí, os seios ficarão inchados, a mulher pode começar a sentir enjoos, os bicos dos seios vão ganhar uma coloração mais escura e a sonolência começa a ser uma sensação constante. Conforme explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho em declarações à publicação GNT da Globo. 

Eis dez sinais de que pode estar de esperanças:

1. Atraso na menstruação

O atraso menstrual é o sintoma mais comum de gravidez. Aliás, para muitas mulheres, a desconfiança da gravidez só surge quando a menstruação não vem. Os sinais da gravidez geralmente aparecem após duas semanas do atraso na menstruação. Os sintomas costumam variar de mulher para mulher. 

2. Náusea e enjoo matinal

São comuns devido ao aumento da hormona Beta HCG , que estimula o centro do vómito e atinge o seu pico em torno das 10 semanas de gestação. Muitas vezes o enjoo aparece a partir da segunda semana de gravidez.

3. Inchaço das mamas e do corpo

Ter os seios inchados é outro sintoma que pode começar nas primeiras semanas após a concepção. Em algumas mulheres as mamas tornam-se mais doloridas ou inchadas ao toque. Já o edema no restante do corpo tende a ser mais evidente a partir do segundo trimestre de gestação.

4. Dor de cabeça

É mais um sintoma que não é regra: pode acontecer devido ao aumento repentino de progesterona no corpo da mulher e costuma ocorrer logo nas primeiras semanas.

5. Sonolência, cansaço e fadiga

Pode ter início até na primeira semana de gravidez. A mulher tem uma sensação de sonolência excessiva e cansaço. Tal dá-se devido ao aumento da hormona Beta HCG e à progesterona. Além disso, pode haver uma queda da pressão arterial, o que por sua vez também evidencia esses sintomas. .

6. Dor nas costas

Este pode ser um problema que acontece no início da gestação, porém, é comum ter dor nas costas ao longo de toda a gravidez. As dores são mais intensas principalmente no final da gestação devido ao peso da barriga e à mudança de postura da gestante.

7. Escurecimento das auréolas das mamas

Acontece por causa do aumento de células pigmentares na auréola devido a alterações hormonais. Esse escurecimento da pele dos mamilos é mais comum a partir do segundo trimestre de gestação.

8. Vontade constante de urinar

No início, ocorre pela ação das hormonas da gravidez, cerca de seis a oito semanas após a concepção. Posteriormente, mais próximo do final da gestação, a vontade frequente de urinar frequente ocorre por causa da compressão da bexiga pelo útero. 

9. Alterações no paladar e olfato

É o responsável por aqueles 'desejos de grávida'. Ocorre o que chamamos de perversão olfativa e gustativa devido ao aumento dessas mucosas por ação hormonal. É muito comum gostar de coisas que não gostava e não tolerar algo que antes adorava. 

10. Prisão de ventre

Ocorre devido à ação das hormonas da gestação que diminuem o peristaltismo intestinal, ou seja, o movimento que o intestino faz para empurrar o alimento pelo tubo digestivo. Com a redução desses movimentos, as fezes têm menor absorção de água passando a ficar mais endurecidas e dificultando a sua expulsão. São mais frequentes no segundo e terceiro trimestre de gestação.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório