Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Já conhece a estrela dos superalimentos? Todos os benefícios da quinoa

Neste mês de julho, o Lifestyle dá destaque à quinoa e a nutricionista Ana Lucia Silva fala-nos sobre os poderes deste superalimento. Com uma alta concentração de flavonoides, em particular a quercetina e o Kaempferol, a quinoa apresenta uma forte ação anti-inflamatória, antiviral, anticancerígena e antidepressiva.

Já conhece a estrela dos superalimentos? Todos os benefícios da quinoa
Notícias ao Minuto

08:20 - 02/07/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimento do mês

Recentemente a quinoa, tornou-se mundialmente popular entre quem deseja consumir uma alimentação equilibrada e saudável ou segue um regime alimentar vegetariano. Isto porque se trata de uma semente pequena, mas repleta de proteínas, fibras e inúmeras vitaminas e minerais, e ainda sem glúten.

A produção de quinoa remonta a plantações anciãs da América do Sul, e desde cedo foi considerada 'a mãe dos cereais'. Na Europa, a introdução de quinoa surgiu recentemente e apesar de cientificamente ainda se especular muito sobre os reais benefícios do grão para a saúde, a verdade é que a maioria dos dietistas, nutricionistas e profissionais de saúde sublinha as suas qualidades para o corpo e mente. 

A quinoa é considerada um alimento funcional pelo equilíbrio entre o conteúdo em gordura e proteína. A presença de vitamina E e de ácidos gordos ómega-3 com capacidades antioxidantes exercem benefícios para a saúde.

Adicionalmente, a qualidade proteica é superior à maioria de outros cereais e sementes, pelas quantidades em aminoácidos essenciais, conjuntamente com outros cereais pode ser um bom equivalente da carne. O teor em triptofano ajuda na proteção celular e na função cerebral.

Destaca-se ainda pelo elevado conteúdo em cálcio, ferro e zinco, indicado para crianças ao beneficiar o crescimento e o desenvolvimento. Aconselha-se a introdução de quinoa na dieta como substituto dos cereais com glúten e do leite de origem animal pela ausência de glúten e por possuir quantidades de caseína semelhantes aos laticínios, respectivamente. O conteúdo em caseína promove ainda o desenvolvimento muscular, sendo por isso recomendado após exercícios de força na hipertrofia muscular.

Já sabe o que vai almoçar? Ou o que vai jantar? Seja o que for já sabe - inclua quinoa. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório