Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Três bons motivos para comer abacate todos os dias. Diga sim

Por muito tempo foi-lhe atribuída a fama injusta de engordar. Mas, agora, investigadores de todo o mundo afirmam que a fruta ajuda sim na perda de peso.

Três bons motivos para comer abacate todos os dias. Diga sim
Notícias ao Minuto

14:29 - 01/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Abacate

Já é fã de abacate? Se a resposta é não, então está na hora de descobrir os superpoderes para a saúde desta fruta. Para citar alguns: protege o coração e ajuda a manter a pele jovem. E, apesar de ter durante décadas adquirido a fama de contribuir para o aumento de peso, novos estudos revelam que o abacate contrariamente ao que se pensava diminui o índice de massa corporal (IMC). Ou seja, emagrece!

“Os investigadores também constataram que o abacate reduz em até 42% o risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso”, diz a nutricionista Valéria Paschoal, diretora da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo, no Brasil, em declarações à revista Abril. O segredo é comer a fruta diariamente e em doses moderadas, sozinha ou como parte complementar de receitas leves.

1. Tem ação antigordura

Boa parte dos benefícios do abacate advém do componente ácido oleico – a mesma gordura boa no azeite. Presente na polpa numa proporção excecional, aumenta a sensação de saciedade, consequentemente adiando a fome. Também reduz a carga glicémica da refeição e diminui a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo.

Mas há mais. Ao ingerir essa fruta antes de ir dormir também está a contribuir para a boa forma: “Nesse horário, o abacate intensifica a ação do GH, hormona do crescimento, que tem o pico de produção à noite”. Ou seja “no adulto, o GH ajuda a formar músculos e faz com que o organismo use a gordura armazenada como fonte de energia”, garante o consultor de nutrição Alfredo Galebe, à mesma publicação.

A medida recomendada: duas colheres de sopa (no máximo três) da fruta pura sem adoçar, antes de ir para a cama.

2. É aliado da pele e do coração

“Rico em vitaminas A e E e beta-sitosterol, ajuda a combater o acne, rugas e celulite”, afirma a nutricionista Eliane Tagliari.

Já para quem pratica exercício, o consumo de abacate é mais do que necessário. As substâncias anti-inflamatórias presentes na fruta reduzem o risco de desgaste na cartilagem (tecido que protege as articulações), segundo uma pesquisa publicada no periódico científico Osteoarthritis and Cartilage.

Um outro estudo, do Centro de Nutrição Humana da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, revelou que o coração também fica igualmente protegido.

3. Está repleto de proteína

O abacate é uma das raras frutas com proteína. Acabando por ser uma ótima opção para completar esse nutriente na refeição. Assim, pode consumir a fruta em refeições salgadas – e não só com açúcar. Melhor ainda: a gordura do abacate aumenta em até 10% a absorção dos carotenoides, entre eles o licopeno, presente principalmente no tomate.

O licopeno tem o poder de combater os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce.

Já sabe, diga sim ao abacate, mas sempre com moderação. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório