Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Oito sintomas de doenças mentais que pode ter sem se aperceber

Existem diversos tipos de transtornos mentais, que são classificados em tipos, e alguns dos mais comuns incluem aqueles relacionados à ansiedade, depressão, alimentação e personalidade(tais como personalidade bordeline ou bipolar e TOC).

Oito sintomas de doenças mentais que pode ter sem se aperceber

Os transtornos mentais (psiquiátricos ou psicológicos) incluem as alterações de pensamento, emoções e/ou comportamento. Pequenas alterações nesses aspetos da vida são comuns, mas quando essas alterações causam angústia significativa à pessoa e/ou interferem na sua vida quotidiana então são consideradas uma doença mental ou um transtorno de saúde mental. Os efeitos de uma doença mental podem ser duradouros ou temporários, de acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cerca de 50% dos adultos tende a sofrer de algum tipo doença mental em algum momento da sua vida. Mais de metade dessas pessoas sentem sintomas de moderados a graves. Na verdade, quatro das dez principais causas de incapacidade nas pessoas com cinco anos de idade ou mais devem-se a transtornos de saúde mental, sendo a depressão a principal causa de todas as doenças que causam incapacidade. Apesar dessa prevalência elevada de doenças mentais, apenas cerca de 20% das pessoas que têm doença mental procura assistência médica.

Ainda que se tenha alcançado grandes avanços na compreensão e no tratamento das doenças mentais, o estigma que as rodeia ainda persiste. Por exemplo, a pessoa com doença mental é muitas vezes considerada 'culpada' pela sua doença ou vista preguiçosa ou irresponsável. A doença mental pode ser interpretada como menos real ou legítima do que a doença física, gerando desinteresse no que diz respeito ao pagamento do tratamento por parte dos responsáveis de saúde e das companhias de seguros. No entanto, a crescente consciencialização sobre o quanto a doença mental afeta os custos dos planos de saúde e o número de dias de trabalho perdidos está a alterar (ainda que lentamente) essa tendência. 

1 – Sono desregulado

“Distúrbios de sono são um clássico sintoma físico de que a saúde mental de alguém pode estar a detiorar-se”, explicou o psiquiatra Antonis Kousoulis, em declarações ao jornal britânico Metro.

Nesse sentido, é comum o indivíduo ter dificuldades em adormecer e também apresentar dificuldades para acordar – ambos podem ser sinais de depressão. Quando a pessoa simplesmente não tem necessidade de dormir e se contenta com pouquíssimas horas de sono, no entanto, esta pode mesmo estar em um estágio de hipomania, sintoma caraterístico da bipolaridade. Ou seja: se o seu sono anda desregulado há algum um tempo, não ignore este potencial sinal de alarme. 

2 – Falta ou excesso de apetite

A saúde mental pode ter um impacto direto na forma como nos alimentamos. Enquanto algumas pessoas com depressão não têm apetite, no outro espetro há aquelas que comem excessivamente em busca de conforto.

Apenas uma mudança no apetite de vez em quando não é, necessariamente, motivo para preocupação, mas se tal for persistente e surgir acompanhado de outros sintomas desta lista, considere procurar aconselhamento médico.

3 – Perda de interesse em atividades do quotidiano

Se sente que não é mais a mesma pessoa em termos de interesse por atividades que anteriormente lhe proporcionavam prazer ou para socializar desconfie. “Geralmente, tais sintomas duram apenas alguns dias, mas é importante entender os seus limites e sua capacidade e tomar uma ação se estes forem persistentes”, recomenda o Kousoulis.

4 – Alterações na libido

A forma como nos expressamos sexualmente também revela muito sobre o nosso estado mental. A perda repentina de interesse sexual, quando a pessoa se sente sempre cansada, sem vontade ou não se acha desejável ao ponto de não suportar a ideia de ser tocada pode, sim, ser um sinal vermelho.

Em casos de mania, por outro lado, que são comuns em pacientes bipolares, o desejo sexual pode ser intenso demais, e a pessoa pode acabar expondo-se a riscos desnecessários para se satisfazer. Mudanças repentinas e significativas em qualquer direção podem sinalizar que necessita de ajuda. 

5 – Dificuldades para lidar com problemas quotidianos e corriqueiros

A vida está repleta de problemas, desde os de simples resolução aos mais complexos. Se esses stresses parecem insuportáveis, fazendo inclusive com que se sinta impotente, tal pode ser um indicador de que algo não está bem. 

6 – Dificuldades de tomar decisões

Quando não consegue decidir-e mesmo em momentos simples, como escolher o jantar ou o que vestir para ir trabalhar, essa incapacidade pode ser um indicador de ansiedade ou de algum outro problema de saúde mental, especialmente se essa dificuldade fizer com que se sinta irritado e com dificuldades de concentração.

7 – Sensibilidade emocional

Se de repente se tornou uma pessoa que chora por qualquer motivo ou tem vontade de esmurrar paredes com frequência, esteja atento. Quando essas mudanças de humor forem frequentes, comece a escrever uma espécie de diário e anote cada uma delas, para ter um controlo mais realista da situação.

8 – Falta de convívio social

A depressão faz com que as pessoas se afastem até mesmo dos seus grandes amigos, justamente pela necessidade de solidão e pelo desejo de desaparecer. Cancelar compromissos, deixar de responder a mensagens e evitar contacto com os seus amigos, familiares e colegas pode, sim, ser um indicativo de depressão.

“Passar tempo com um amigo para dar apoio e ouvi-lo é importante, mas é igualmente importante equilibrar a ajuda que pode oferecer com o conhecimento dos seus limites quando alguém necessita de atenção profissional imediata”, explicou o médico psiquiatra Kousoulis. Ou seja: se perceber que uma pessoa próxima não está bem há algum tempo, mais do que dar-lhe atenção, deve encorajá-la a procurar ajuda profissional. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório