Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

E a melhor hora do dia para tomar banho é... eis a resposta definitiva

Um banho morno à noite é a melhor opção. Ainda assim, o banho matinal também apresenta benefícios.

E a melhor hora do dia para tomar banho é... eis a resposta definitiva
Notícias ao Minuto

08:30 - 28/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Higiene

É melhor tomar banho de manhã ou de noite? Segundo Nancy Rothstein, médica norte-americana apelidada de ‘embaixadora do sono’, em entrevista à Fox News, o melhor período do dia para tomar um duche ou banho é à noite.

Apesar do banho matinal também ter os seus benefícios, tomar banho antes de ir dormir é definitivamente importante. “Ir para a cama limpo ajuda o metabolismo a ‘separar’ o dia da noite”, explicou Nancy.

Manhã ou noite?

Algumas pessoas defendem os efeitos energizantes do banho de manhã. A água tem o poder de acordar o corpo e prepará-lo para a rotina. Já alguns preferem finalizar o dia com um banho quente e relaxante. Além disso, não é recomendável ir dormir com a sujidade da rua. Deve, pelo menos, lavar os pés antes de ir para a cama.

Sem dúvidas, existem benefícios em ambos. “O banho matinal realmente permite tempo para meditar e reagrupar-se antes de começar um dia longo e agitado. A meditação pode diminuir a inflamação da pele ao manter os níveis da hormona do cortisol estáveis”, disse Mona Gohara, professora de dermatologia da Escola de Medicina da Universidade Yale, nos Estados Unidos, também em declarações à Fox News.

O aspeto da pele também melhora de manhã após o banho. “A nossa pele está no seu melhor depois de uma rotina de cuidados feita de manhã”, disse Yen Reis, fundadora da Skin Laundry, clínica norte-americana de estética. “É uma prioridade antes de enfrentar possíveis radicais livres, levando em conta a exposição do sol, da poluição e de detritos que inevitavelmente atacam a nossa pele quando saímos de casa”.

Ainda assim, Yen sublinha que o banho à noite acaba por ser mais importante: “Mesmo com o cansaço, considere tomar um banho antes de dormir. Pense no banho como um ritual pré-sono”, disse a médica. “Quanto melhor o sono, melhor o seu cabelo e pele ficarão e o banho noturno ajuda nesse processo". 

Sono e saúde

O banho noturno também traz benefícios para pele, afirmam especialistas. É importante remover a maquilhagem, a oleosidade e poluição acumulada na pele durante o dia, mas os benefícios vão muito além disso. Tomar duche antes de ir dormir contribui para a qualidade do sono.

Segundo Nancy, antes de se deitar, é preciso sentir-se limpo. “Esteve na rua o dia inteiro, gostaria de levar toda essa sujidade para os lençóis?”, argumentou. “O banho é parte integral da preparação do sono. É o tempo de sair das redes sociais, colocar de lado o telemóvel e cuidar de si. É uma ótima oportunidade para meditar também.”

E novamente, a água morna é o ideal: relaxa o corpo sem colocar a saúde da pele em risco.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório