Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Posso substituir a toma de antidepressivos pela prática de exercício?

Estudo diz que atividades físicas são tão eficazes quanto fármacos para tratar ansiedade, depressão e esquizofrenia.

Posso substituir a toma de antidepressivos pela prática de exercício?
Notícias ao Minuto

13:00 - 26/06/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Depressão

De acordo com uma nova pesquisa, a prática de exercício físico pode ser tão benéfica quanto a toma de medicamentos tradicionais para aliviar sintomas de transtornos mentais, como ansiedade, depressão e esquizofrenia. É o que sugere o estudo realizado por investigadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos.

David Tomasi, professor da universidade e principal autor da pesquisa publicada na Science Daily, afirma que essa pode ser uma ótima notícia para quem sofre dessas condições do foro mental, pois pode traduzir-se numa redução de internamentos psiquiátricos e dependência de medicamentos.

O estudo revela que médicos tendem a tratar primeiro o problema primário - e a atividade física não costuma ser considerada uma opção de tratamento. Porém, agora é ressaltado que o exercício físico pode ser tão eficaz e fundamental quanto a intervenção farmacológica.

A pesquisa argumenta ainda que o corpo e a mente necessitam de ser tratados de forma conjunta, pois a eficácia dos antidepressivos decresce com o tempo e pode viciar os pacientes - o que a longo prazo pode trazer mais malefícios do que benefícios.

Como foi realizado o estudo

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores construíram um ginásio para 100 pacientes da unidade de psiquiatria de internamento da Universidade de Vermont. Os participantes realizaram exercícios de 60 minutos e programas de reeducação alimentar.

Durante o processo, foram entrevistados sobre como se sentiam em relação ao humor, autoestima e autoimagem.

Resultados

Os pacientes apresentaram:

- Menor nível de raiva;

- Menor nível de ansiedade;

- Menor nível de depressão;

- Maior autoestima;

- Melhoria no humor em geral.

Cerca de 95% dos participantes registaram uma melhoria de humor após a prática de atividade física. Ainda, 63% relataram sentir-se mais felizes ou muito felizes depois das atividades. Outro dado importante à pesquisa é que 91,8% se sentiram satisfeitos com os seus corpos após os treinos.

Atenção!

Contudo, o estudo ainda procura certezas 100% conclusivas para que se possa provar de facto que o exercícios físico pode substituir a toma de antidepressivos. O que se sabe são os benefícios que a prática física acarreta tanto para o corpo quanto para a saúde mental.

Se estiver a sofrer de depressão, fale com um psicólogo, psiquiatra ou clínico geral para entender como o seu caso em particular deve ser abordado e tratado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório