Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Superalimento natural: Sete benefícios de comer sete nozes por dia

“O nosso conselho é que sejam comidas sete nozes todos os dias”. O aviso foi dado por Joe Vinson, mentor de um recente estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que revela os benefícios deste fruto seco se consumido na dose correta.

Superalimento natural: Sete benefícios de comer sete nozes por dia
Notícias ao Minuto

09:00 - 26/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Frutos secos

Segundo um artigo divulgado na publicação Fashion Magazine, as nozes são ricas em polifenois (substâncias antioxidantes) e quando ingeridas sete unidades diariamente, o organismo torna-se mais forte e capaz de lutar contra radicais livres, responsáveis por danificar as células e por doenças como cancro e cardiovasculares. 

Embora indique que a população não consome a dose diária recomendada de nozes, a investigação da Universidade da Pensilvânia revela ainda que os níveis de antioxidantes deste fruto seco são mais elevados do que os encontrados em outros alimentos e que proporciona ainda boas quantidades de ácidos gordos, vitaminas e proteínas, assumindo, assim, a posição de melhor superalimento natural. 

Joe Vison divulgou ainda sete benefícios de ingerir este fruto seco:

1 – Prevenção do cancro da mama

Um estudo realizado na Universidade Marshall, também nos Estados Unidos, revelou que as nozes podem ajudar a prevenir o cancro da mama. Os investigadores realizaram uma experiência com roedores, na qual um grupo recebeu o equivalente a 56 gramas de nozes e o outro não consumiu uma grama sequer do alimento.

O resultado apurou que aqueles que consumiram as nozes diminuíram os riscos de desenvolvimento da doença em cerca de 50%. E mesmo os membros desse grupo de ratos que tiveram a doença, apresentaram tumores de tamanho mais reduzido, comparativamente aos bichos que não haviam consumido o fruto seco. 

2 - Perda de peso

O seu elevado teor de proteínas e fibras promove a saciedade ao organismo. Adicionalmente, os compostos anti-inflamatórios das nozes, como o ómega 3, combatem a inflamação. Problema esse que propicia o desenvolvimento da obesidade e até de doenças mentais, como a depressão.

3- Saúde dos ossos

Comer nozes diminui as taxas sanguíneas de componentes do colágenio que servem como indicativo do volume do osso. Quando os seus níveis estão baixos, tal é sinal de estabilidade e de menor perda de mineral nos ossos.

4 - Saúde cardiovascular

Os benefícios das nozes também se aplicam à saúde cardiovascular. O fruto seco contribui para a diminuição dos níveis do colesterol mau, o LDL, melhorando igualmente a qualidade do sangue, na medida em que reduz o risco de coagulação e de inflamação excessiva e melhora a função das células endoteliais, que estão presentes no interior dos vasos sanguíneos. 

5 - Ajuda na prevenção o cancro da próstata

Estudos também já comprovaram que o consumo de sete nozes por dia representa uma redução significativa do risco de desenvolvimento de cancro da próstata. 

6 - Saúde do cérebro

A noz tem propriedades nutricionais positivas para o cérebro. Por ser fonte de folato, uma vitamina do complexo B que é essencial para que o cérebro funcione adequadamente, além de atuar na capacidade cognitiva, mental e emocional. Pesquisas realizadas no Instituto de Medicina Funcional, na Flórida, nos Estados Unidos, revelaram que mais de 40% dos diagnósticos de depressão surgem pela deficiência de folato.

7- Ajuda na prevenção da diabetes

Um estudo publicado no periódico científico Journal of Nutrition concluiu que mulheres que consumiram 28 gramas de nozes duas vezes por semana diminuíram o risco de desenvolver a doença em 24%.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório