Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

LUSH: Comprar aloé no Quénia e o impacto na liberdade das mulheres

A comunidade de Laikipia, Quénia, enfrenta uma série de desafios: a terra é pouco fértil e o sobrepastoreio deixou os solos degradados. Sem medos, o Grupo de Mulheres de Twala, coordenado por Rosemarie Nenini, começou o seu negócio de aloé.

Notícias ao Minuto

11:45 - 25/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Igualdade de género

Os desafios são vários, desde elefantes espezinhando as plantações até à teimosia de estereótipos e tradições antiquadas que tentam manter as mulheres presas ao trabalho doméstico. Estas mulheres começaram a cultivar Aloe secundiflora, uma planta capaz de se adaptar às condições adversas da região, e inicialmente, vendiam-na para o fabrico de uma especialidade local: a cerveja Muratina.

Do aloé ao empoderamento feminino

O impacto positivo da decisão da Lush de comprar aloé a este coletivo mudou o destino de muitas raparigas na região. Muitas famílias sem meios de subsistência veem-se obrigadas a oferecer as suas filhas em casamento ou até mesmo a trocá-las por cabras, ovelhas ou vacas. Agora que as mulheres têm um meio de contribuir financeiramente para o sustento da família aumenta a probabilidade desta se manter unida, de enviarem os filhos para a escola e atingir a igualdade de género. As mulheres começaram a reclamar os seus direitos e a ser autossuficientes. Surpreendentemente, 32 meninas fizeram frente à tradição e resistiram à cerimónia que antecede a mutilação genital feminina através de uma canção de protesto. Em Twala, esta prática é uma coisa do passado.

Pode encontrar este ingrediente no creme de corpo e de mãos Charity Pot. Uma loção rica e generosa que não só ajuda a tua pele a estar no seu melhor, como também dá brilho à vida de muitas pequenas organizações e grupos solidários, pois todos os lucros revertem em seu favor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório