Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Dez sintomas inusitados e muitas vezes ignorados de cancro

Estes sintomas são mais comuns do que pensa e são frequentemente negligenciados.

Dez sintomas inusitados e muitas vezes ignorados de cancro
Notícias ao Minuto

13:00 - 25/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cancro

Um levantamento realizado pelo Cancer Research UK, fundação britânica que patrocina pesquisas na área, divulgou dez sinais da doença ignorados com frequência. Um grupo de investigadores questionou cerca de 1.700 pessoas com mais de 50 anos acerca dos incómodos que haviam sentido nos três meses anteriores.

Metade dos participantes declarou ter experimentado algum sintoma relacionado ao desenvolvimento de um tumor. Os autores selecionaram 50 indivíduos do grupo para uma análise mais criteriosa e descobriram que 45% nem chegaram a consultar um médico para saber o que se poderia estar a passar.

Como verá de seguida, esses sintomas são bastante triviais e, na maioria dos casos, sugerem problemas fáceis de lidar, como uma gripe ou diarreia. Por outro lado, existe a possibilidade de essas manifestações serem o primeiro vestígio de uma condição mais séria.

Eis dez sintomas menos conhecidos de cancro de acordo com a Cancer Research UK:

1.Caroços (pode indicar vários tipos de cancros)

Esses inchaços ocorrem no sistema linfático, rede de vasos e gânglios essenciais para a imunidade. Uma célula cancerosa pode sair do lugar de origem e acabar presa noutra área. Os caroços são geralmente duros e não doem.

2.Dificuldade em engolir (cancro da garganta ou do esófago)

Lesões malignas nesses órgãos dificultam a deglutição. Essa obstrução parcial causa um desconforto ao engolir a comida.

3.Tosse e rouquidão (cancro na garganta ou nos pulmões)

São sinais de problemas nas vias respiratórias. Se um tumor aflige algum setor nos caminhos por onde passa o ar, como os pulmões, o reflexo pode ser uma tosse chata e persistente.

4.Alterações nos movimentos intestinais (cancro colorretal)

Dependendo de sua localização, os tumores de intestino grosso aumentam a frequência das fezes e propiciam quadros de diarreia intensa.

5.Perda de peso sem motivo (vários tipos de cancro)

Tumores conseguem desviar parte do combustível que abasteceria as células saudáveis. Usando a energia do organismo para se desenvolverem. Como tal, não é raro que a condição também afete o apetite, provocando a perda de peso. 

6.Alteração no hábito de urinar (cancro da próstata ou da bexiga)

Esse sintoma é mais comum nos homens. O crescimento da próstata provoca um estreitamento do canal da uretra, por onde passa a urina, de modo a que o doente sente repetidamente vontade de urinar e sente irritação ao fazer xixi.

7.Sangramento sem razão (tumores ginecológicos, colorretal e de medula)

A perda de sangue não pode ser considerada normal. “A formação de úlceras na parede de órgãos com cancro leva a hemorragias.

8.Dor inexplicável (vários tipos de cancro)

Ramificações do sistema nervoso, que gere as sensações dolorosas, podem ser afetadas por uma massa tumoral. Esta aperta os nervos e causa um desconforto constante. A dor é contínua e não passa com analgésicos. Tal sintoma varia de acordo com a posição em que a doença se alastra. 

9.Ferida que não cicatriza (vários tipos de cancro)

O primeiro sinal de cancro na boca ou na garganta é uma ferida que não fecha. Porém, não basta verificar só essas partes do corpo. Qualquer ferimento na pele que não melhora com medicação merece cuidados. Isso acontece porque tumores podem interferir na coagulação do sangue e desestabilizar o processo de cicatrização.

10.Modificação na aparência de verrugas (cancro da pele)

Manchas, sinais e verrugas devem ser acompanhadas de perto. Principalmente aquelas com saliências, bordas irregulares e cores variadas, assim como estruturas que coçam e sangram. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório