Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

As doenças mentais que aumentam risco de ataque cardíaco em 30%

Depressão e stress elevam risco de doenças cardíacas em até 30%.

As doenças mentais que aumentam risco de ataque cardíaco em 30%
Notícias ao Minuto

07:00 - 25/06/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Ataque cardíaco

Especialistas confirmam que a influência de questões emocionais está ligada ao aparecimento de doenças cardiovasculares. 

O cardiologista e coordenador do Programa de Enfarte Agudo do Miocárdio do Hospital do Coração (HCor), no Brasil, Leopoldo Piegas afirma que a influência de questões emocionais no aparecimento de doenças cardiovasculares já é um consenso na área. "As pessoas mais tranquilas, sossegadas e, aí vai a questão da religiosidade, têm uma tendência menor de sofrer desse tipo de doença", afirma.

Leopoldo Piegas pondera ainda que o emocional - sobretudo doenças mentais como a depressão, ansiedade ou stress extremo - pode funcionar como gatilho ou desencadear hábitos que prejudicam a saúde. "A pessoa (nessas condições) pode fazer menos exercício ou alimentar-se mal", diz.

Segundo José Luís Aziz, diretor de Comunicação da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, estudos já comprovam que o stress e depressão podem elevar de 20% a 30% as chances de ocorrência de ataque cardíaco. "As pessoas que sofrem destas condições tem um estado emocional desequilibrado, no qual a ansiedade e a tristeza, geram por sua vez mais ansiedade e tristeza, o que por sua vez coloca o coração sob pressão". 

Uma questão hormonal

Professor da pós-graduação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Álvaro Avezum afirma que o quadro de tristeza faz com que as hormonas, como a adrenalina, sejam libertadas de forma inadequada, afetando o organismo. "Isso pode aumentar a pressão arterial, produzir arritmias cardíacas, trombose", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório