Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

O popular acessório que está a deixar os homens carecas

Acredite: usar boné pode causar a queda de cabelo. O popular acessório, utilizado sobretudo por homens, afeta os folículos pilosos, a estrutura que protege a raiz do cabelo.

O popular acessório que está a deixar os homens carecas
Notícias ao Minuto

16:00 - 24/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Calvície

A queda de cabelo pode ter várias causas: desde o stress até alterações hormonais, situações estas sob as quais não é possível ter muito controlo sem auxílio médico. Embora a principal causa da calvície seja biológica, alguns fatores externos  podem contribuir para o surgimento do problema. É o caso do uso de chapéu e de boné. No entanto, essa influência na queda de cabelo só ocorre mediante circunstâncias específicas que, segundo especialistas, podem ser evitadas com mudanças simples na forma de utilizar o acessório.

Sobretudo, para indivíduos afetados pelo fator genético, o uso constante do acessório de forma inapropriada é capaz de provocar reações na pele e/ou nos folículos capilares e desencadear a queda de cabelo.

Causas e prevenção

Bem apertado

Já é sabido que prender o cabelo muito apertado em penteados como rabo de cavalo (mais comum para as mulheres) pode provocar queda de cabelo a longo prazo. No caso do boné ou do chapéu, o princípio é o mesmo. Tal significa que se o acessório for comprado num número menor ou o regulador for apertado demais, isso pode criar uma tensão que afeta os folículos pilosos (estrutura que protege a raiz do cabelo). É possível reconhecer a tensão quando, ao tirar o o boné, por exemplo, fica uma marca no cabelo.

“Eu acho que se alguém usar um boné muito apertado e por longos períodos de tempo (todos os dias, por meses ou anos seguidos), isso pode causar algum dano ao cabelo”, explicou Michael Wolfeld, especialista em restauração capilar, à revista norte-americana Time. Esse dano pode causar irritação ou inflamação na estrutura do cabelo e tornar-se num fator contribuinte para a queda. Para evitar o risco, a recomendação é comprar o boné de tamanho adequado e não apertar demais o regulador, aconselha o especialista.

Alergias

Outro fator relacionado ao uso de boné que influencia na queda de cabelo são os materiais usados na produção do acessório, como tecido e tintas. “Se o chapéu provoca uma reação alérgica no couro cabeludo, isso pode causar a queda do cabelo devido à inflamação”, comentou Adam Friedman, da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, à Time.

Transpiração

A transpiração capilar durante o uso do boné ou do chapéu também pode exercer esse efeito. Isso porque os sais presentes no suor podem causar irritação na pele. Portanto, alguém que usa o mesmo boné diversas vezes sem o lavar pode estar sujeito a uma reação no couro cabeludo que pode causar inflamação. Ou seja, para quem gosta de usar boné com frequência, a orientação é ter pelo menos dois para intercalar e lavá-los regularmente. 

Vale ressaltar que ao notar queda de cabelo incomum (caso seja homem ou mulher) é necessário procurar um dermatologista capaz de determinar as causas e a melhor forma de tratamento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório