Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Manteiga e queijo!? Cinco alimentos de humanos que o seu gato pode comer

Manteiga e queijo são alguns exemplos de alimentos que os felinos podem comer e que em quantidades moderadas não oferecem perigo para a sua saúde.

Manteiga e queijo!? Cinco alimentos de humanos que o seu gato pode comer
Notícias ao Minuto

14:30 - 19/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gatos

Donos de gatos que oferecem frequentemente pedaços de comida humana aos seus animais de estimação necessitam de ter cuidado para que o alimento não prejudique a saúde dos felinos e nem desequilibre a sua saúde. É preciso atenção para que o bicho não passe a ingerir calorias e gordura em excesso e coma menos proteína do que necessita.

Todavia, ao mesmo tempo em que existe um grande número de alimentos completamente proibidos para gatos, há itens que, em quantidades adequadas, não colocam a saúde dos animais em risco e podem até ajudá-los em alguns momentos. É o caso do iogurte magro, por exemplo. O alimento contém pouca gordura, é rico em proteína e, por ser bem aceito pelo paladar felino, pode ser útil na sua alimentação quando está doente ou com problemas de apetite.

Mesmo não oferecendo perigo ao gato, os alimentos não devem ser dados ao bicho em quantidades exageradas. “Antes de modificar a dieta do animal, é importante consultar um veterinário para evitar o consumo de calorias em excesso, por exemplo, que pode levar ao sobrepeso e obesidade entre os felinos”, diz o veterinário Márcio Antônio Brunetto, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) e especialista em nutrologia de cães e gatos, em declarações à revista VEJA. “Por outro lado, impor restrições alimentares aos gatos pode colocar a saúde deles em risco, pois são animais muito exigentes em termos nutricionais”.

Ovo cozido

O ovo é uma fonte proteica assim como a carne e, por isso, pode ser incorporado na dieta dos gatos. A proteína disponível na clara do ovo é considerada de alto valor biológico. Ou seja, o gato consegue ter um maior proveito dos seus nutrientes. O ideal é cozinhar o ovo antes de dar ao animal porque, cru, o alimento não costuma ser aceito pelo animal, além de poder transmitir doenças como a salmonela.

Carne

A carne é o alimento mais adequado para os gatos, que têm uma dieta baseada, sobretudo, em proteína. O alimento é o pilar nutricional do felino porque é aquele que mais se aproxima da quantidade de aminoácidos necessária para suprir todas as carências do gato. O animal pode consumir qualquer tipo de carne. Ainda assim, é importante dar aos gatos produtos específicos para a alimentação do animal, já que alguns aminoácidos essenciais e não são encontrados em quantidades suficientes na carne.

Queijo

Ricota e mozzarella são exemplos de queijos que podem ser oferecidos como forma de petisco para o gato, desde que a dieta do animal já seja completa e equilibrada. Somente gatos com uma condição corporal ideal podem consumir queijo. Contudo, muitos desses animais, hoje em dia, sofrem de excesso de peso ou obesidade.

Iogurte magro

O iogurte é um dos petiscos que os gatos mais gostam devido ao seu gosto azedo. Porém, é imprescindível que o animal consuma iogurte magro, já que tem menos gordura e açúcares na sua composição, o que diminui a probabilidade de desequilibrar a dieta do bichano.

Manteiga

A manteiga, em pequenas quantidades, ajuda a eliminar bolas de pelos que podem ficar presas no sistema gastrointestinal e causam mal estar nos gatos. Apesar de ainda não existirem evidências científicas que expliquem essa questão, é provável que a gordura da manteiga facilite a propulsão do bolo fecal e dos pelos por meio do trato gastrintestinal. Porém, não é necessário exagerar: dar uma colher rasa de café de manteiga ao gato já é suficiente para ter esse efeito.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório