Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Estas 10 práticas prometem torná-lo mais inteligente

Deseja tornar-se mais inteligente e focado, ter um rendimento melhor nos estudos ou no trabalho?

Estas 10 práticas prometem torná-lo mais inteligente

Sabia que é possível dar um ‘empurrãozinho’ ao funcionamento do seu cérebro? A revista Time fez uma lista com pequenas atitudes que podem ajudá-lo a ser uma pessoa mais inteligente.

Eis as atitudes a seguir:

1 – Administração do seu tempo online

Provavelmente já reparou que, de vez em quando, vai ao Facebook ou ao Instagram ‘só para dar uma espreitadela’ e, de repente, lá se foram algumas horas diante da tela azul e branca. Não que não possa divertir-se com as redes sociais, mas deve aprender a administrar o seu tempo na Internet.

2 – Tome nota!

Atualmente temos acesso diariamente a um grande número de informação, por isso é realmente dificil reter todos os novos conhecimentos que adquirimos. Quando alguma coisa for realmente importante para si, o ideal é anotar num bloco ou caderno para posteriormente pesquisar mais sobre o tema.

3 – Faça uma lista das coisas que já fez

Ser confiante e feliz é sinal de inteligência, e uma boa forma de se tornar mais confiante e satisfeito consiste em lembrar-se das coisas que já conquistou. Se a sua meta era começar a frequentar o ginásio e se já está a fazer aulas de musculação há duas semanas, lembre-se disso. Idem para aquela conquista no trabalho, na faculdade, na escola. Este processo de pensamento vai deixá-lo mais motivado.

4 – Jogue

Os jogos mais recomendados para treinar o cérebro são o xadrez, alguns jogos de cartas e, claro, as famosas palavras cruzadas. Tudo que o que envolve planeamento estratégico e memória é ideal.

5 – Selecione melhor as suas amizades

Não é novidade que as pessoas com as quais se relaciona podem influenciar os seus hábitos e decisões. Por isso, mantenha por perto aquele amigo que gosta de ler, que é bom aluno, que tem um bom relacionamento social, que sabe tomar boas decisões e que sabe ter conversas cultas e inteligentes. Esse conselho serve para a vida inteira: é sempre bom ter por perto uma pessoa inteligente tanto na questão racional da coisa quanto na emocional também.

De acordo com Saurabh Shah, o seu QI é uma média do QI das cinco pessoas mais próximas de si.

6 – Leia muito

É necessário reforçar o poder da leitura, principalmente em tempos dominados pelas redes sociais, quando passamos mais tempo em contacto com conteúdos superficiais do que com uma boa narrativa literária, por exemplo.

Cientificamente falando, a leitura tem o poder de dar aquele impulso que o cérebro precisa de vez em quando, e é ainda um ótimo exercício para a criatividade também.

7 – Aprenda a explicar

Albert Einstein, disse que “ se não consegue explicar algo a outrem de uma maneira simples, é porque não entende o assunto suficientemente bem”. Quando realmente entende um assunto, consegue falar sobre este com facilidade. Acostume-se a falar a respeito das coisas que tem aprendido. Pode ser até para si mesmo, à frente do espelho.

8 – Coisas novas e aleatórias

Ninguém gosta de rotina, nem mesmo o seu cérebro. Por isso, faça coisas novas e diferentes com frequência. Pode ser que um dia o que fez hoje seja útil ou, na ‘pior’ das hipóteses, está a criar memórias de novas experiências e isso é sempre bom.

Steve Jobs, por exemplo, frequentava aulas de caligrafia na sua juventude, mesmo sem necessitar de se preocupar com isso. Anos mais tarde, quando se tornou o génio responsável pela Apple, os conceitos de design que havia aprendido foram mais do que úteis.

9 – Aprenda um novo idioma

É importante saber qualquer língua além do português para se destacar no mercado de trabalho, lógico, mas tal também deixa o cérebro mais perspicaz, e mais treinado.

10 – Relaxe!

Depois de um dia de stress, de tarefas laborais extenuantes, após ir ao ginásio, de começar a ler um novo livro e de cozinhar o jantar para a família, relaxe, respire e permaneça durante algum tempo em silêncio, sem fazer nada, concentrando-se apenas no seu corpo e na sua respiração.

Esses minutos de calma são extremamente úteis para que o cérebro assimile tudo o que fez e para que o corpo recomponha as energias. Para atenuar ainda mais o stress, pode experimentar ainda fazer um pouco de meditação diariamente .

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório