Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Dia Internacional do Yoga vai reunir mais de 2 mil praticantes em Lisboa

A celebração do Dia Internacional do Yoga vai juntar mais de dois mil praticantes desta modalidade de todo o país, no próximo domingo, em Lisboa, para uma aula que apela a "um planeta sustentável e pacífico", anunciou hoje a organização.

Dia Internacional do Yoga vai reunir mais de 2 mil praticantes em Lisboa
Notícias ao Minuto

15:15 - 18/06/19 por Lusa

Lifestyle Yoga

Promovida pela Confederação Portuguesa do Yoga, em parceria com a Embaixada da Índia em Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa, a iniciativa pretende "transformar a capital portuguesa num dos epicentros mundiais das comemorações oficiais do Dia Internacional do Yoga", com a realização de "uma grande aula do yoga, entre outras atividades", que vão decorrer a partir das 10h de domingo, na Pista de Atletismo Prof. Moniz Pereira, em Lisboa.

"Em nome de um planeta sustentável e pacífico, mais de dois mil praticantes do yoga de todo o país irão juntar-se nesta iniciativa", avançou a Confederação Portuguesa do Yoga, indicando que esta "será a 18.ª comemoração em Portugal, o primeiro país do mundo a celebrar o Dia Internacional do Yoga", o que aconteceu em 21 de junho de 2002.

Este ano, o Dia Internacional do Yoga, em Lisboa, vai contar com a presença do presidente da Confederação Europeia do Yoga, H.H. Jagat Guru Amrta Súryánanda Mahá Rája, e a embaixadora da Índia em Portugal, Nandini Singla.

Esta celebração realiza-se por iniciativa da Confederação Portuguesa do Yoga, que candidatou, em 2001, à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) o "International Day of Yoga - IDY / Dia Internacional do Yoga".

Em 11 de dezembro de 2014, por maioria generalizada da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), "por 177 países, o maior número de apoiantes de sempre de todas as resoluções das Nações Unidas", o Dia Internacional do Yoga viria a ser oficializado, lembrou a Confederação Portuguesa do Yoga, recordando ainda que, "em 01 de dezembro de 2016, o yoga da Índia - a filosofia prática mais antiga do planeta - foi reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade".

Oficialmente reconhecido pela ONU, o Dia Internacional do Yoga -- 21 de junho - solstício de verão, "é tradicionalmente comemorado em Portugal no domingo seguinte, para que mais pessoas possam unir-se para praticar yoga e contribuir para a causa da sustentabilidade e paz mundial", referiu a organização do evento de celebração em Lisboa.

Além da iniciativa de domingo, esta efeméride vai ser assinalada na sexta-feira - 21 de junho -, pela Embaixada da Índia, no Jardim da Torre de Belém, em Lisboa, com uma aula do yoga dada pela Confederação Portuguesa do Yoga, a partir das 18h30.

A comemoração do Dia Internacional do Yoga vai ser precedida pelo Dia do Darshana, o Dia da Filosofia e da Ciência, que se vai realizar no sábado, no Tivoli, em Lisboa, onde vai ser apresentado, pelas 14h30, o espetáculo 'O Céu na Terra', pelo Pashupati -- Grupo de Demonstradores do Yoga Avançado da Confederação Portuguesa do Yoga.

Com entrada livre e gratuita, este espetáculo será seguido de uma tarde de conferências sobre o yoga, entre as quais, uma sobre 'Buracos Negros, 100 anos depois da Confirmação da Teoria da Relatividade', pelo astrónomo e diretor do Centro de Ciência Viva de Constância, Máximo Ferreira, e outra sobre o projeto 'Corrupção Mata', pelo ativista Florin Badita, que venceu o Prémio de European Personality of the Year em 2018.

De acordo com a organização, "o Dia Internacional do Yoga é agora candidato precursor na ONU a Primeiro Dia Global da Humanidade".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório