Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Sete sintomas de pressão alta que as pessoas tendem a ignorar

Sofre de pressão alta? A doença é silenciosa, mas pode manifestar-se por meio de alguns sintomas decisivos que as pessoas costumam ignorar. Descubra quais são e o que fazer.

Sete sintomas de pressão alta que as pessoas tendem a ignorar

A pressão alta ou hipertensão arterial trata-se de uma doença silenciosa, na maioria dos casos, e que se traduz numa tensão acima do normal exercida pelo sangue sobre as paredes das artérias coronárias. E, como as pessoas demoram em regra algum tempo a identificar a condição, esta tem se mostrado uma das doenças mais perigosas do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já que é um fator determinante para o aparecimento ou complicação de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos.

Os especialistas, recomendam que todos os indivíduos com predisposição para sofrerem de pressão alta, ou seja com casos já diagnosticados na família, façam consultas periódicas ao cardiologista. Até porque não existe outra forma de dizer se alguém tem ou não hipertensão a não ser através da medição da pressão arterial.

A saber, a pressão arterial é considerada alta quando é superior a 14 por 9.

Sintomas da pressão alta

E, mesmo que grande parte dos indivíduos não sintam absolutamente nada no dia-a-dia, toda regra tem exceções. No caso da pressão alta, por exemplo, há pessoas que podem sentir certos tipos de desconforto, que são sinais de hipertensão.

Eis alguns desses sinais de alarme:

  • Tontura;
  • Indisposição para a realização de tarefas diárias;
  • Cansaço excessivo;
  • Palpitações;
  • Insónias;
  • Dores de cabeça e/ou na nuca;
  • Zumbido no ouvido.

Tratamento para a hipertensão

Saber identificar estes sinais que o corpo emite, segundos os especialistas, auxilia no diagnóstico e no tratamento da doença, que não dever ser, necessariamente, por meio de medicamentos. A própria mudança de vida do hipertenso, a partir de dietas com menos sal e gordura, perda de peso e prática de exercício físico, bem como o controlo da diabetes e do colesterol; pode funcionar como um fator importante para manter a pressão arterial estável sem o auxílio de remédios.

Se pensa que pode estar a sofrer de pressão alta não hesite em consultar um médico ou profissional de saúde. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório