"O sushi, que é primordialmente feito de algas, arroz, vegetais e peixe, é uma opção saudável", explica Barbie Boules, nutricionista norte-americana em declarações à revista Women’s Health.
E o mercúrio?
“Sim, é uma preocupação quando estamos a falar de peixe”, diz Claire Martin, co-fundadora do Being Healthfull (EUA). Envenenamento por mercúrio pode causar dores de cabeça, sono, danos cerebrais e até falha de órgãos.
Mas nem todos os peixes têm o mesmo risco. “Quanto mais alto na pirâmide alimentar, mais é possível o animal conter mercúrio”, explica. Peixes maiores (que geralmente comem os menores) têm mais tendência a ter mercúrio.
“Deve moderar a ingestão desses tipos de peixe, como sashimi, nigiri ou outros”, ressalta Martin. “Não é indicado comê-los mais de duas vezes por semana".
Por outro lado, a profissional afirma que maki sushis normalmente são feitos de peixes com menos mercúrio, o que significa que pode comer mais. Isso inclui salmão, siri e camarão.
Grávidas
Se está grávida ou a amamentar, a recomendação é evitar qualquer sushi cru. Boules explica que grávidas e crianças devem limitar a ingestão de peixe para apenas 200 gramas por semana.