Meteorologia

  • 17 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Fármaco para hipertensão (vendido em Portugal) pode reverter Alzheimer

Uma equipa de cientistas holandeses apurou que um medicamento de baixo custo, atualmente vendido para tratar a hipertensão, pode reverter os danos causados pela doença de Alzheimer “ao aumentar o fluxo de circulação sanguínea na área do cérebro onde se processa a memória”.

Fármaco para hipertensão (vendido em Portugal) pode reverter Alzheimer

O fármaco poderá ajudar a combater o Alzheimer, o tipo mais comum de demência, que afeta 44 milhões de indivíduos em todo o mundo.

Um novo estudo que analisou o medicamento conhecido como nilvadipine e comummente utilizado para reduzir os níveis de pressão arterial pode aumentar em 20% o fluxo sanguíneo na parte do cérebro que controla a memória.

A popular droga funciona ao alargar as artérias e impedindo o cálcio de penetrar – sem afetar outras partes do cérebro.

A pesquisa publicada no periódico científico American Heart Association's journal Hypertension, que ainda está na sua infância, sugere que o nilvadipine é capaz de reverter os sintomas de Alzheimer em algumas regiões.

O professor Jurgen Claassen, da Universidade Médica de Radboud na Holanda, que liderou o estudo, disse em declarações ao jornal britânico The Guardian: “Este tratamento para a pressão arterial é promissor já que não parece diminuir o fluxo sanguíneo no cérebro, o que pode causar mais danos do que benefícios”.

“Apesar de nenhum procedimento médico estar completamente livre de riscos, a verdade é que este fármaco utilizado para tratar a pressão arterial pode beneficiar tremendamente a saúde e funcionamento do cérebro em pacientes que sofrem de doença de Alzheimer”, concluiu Claassen.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório