Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

É o fim. Quatro sinais de que o seu casamento (ou namoro) acabou

Na maioria das vezes, os sinais estão mesmo à nossa frente e tendemos a ignorá-los… como já diz o ditado: ‘o pior cego é aquele que não quer ver’.

É o fim. Quatro sinais de que o seu casamento (ou namoro) acabou
Notícias ao Minuto

11:30 - 18/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Divórcio

Ninguém começa um relacionamento a pensar que eventualmente se vai separar mas muitas vezes o fim é inevitável e dá pistas de que está prestes a acontecer.

“Num namoro ou casamento, a sintonia é essencial, tanto para o bem como para o mal. Prestando atenção aos detalhes do comportamento e à própria linguagem corporal é possível perceber se continua fazendo a fazer sentido, e se estar ao lado daquela pessoa ainda é a melhor decisão”, afirma a coach de relacionamento Miria Kutcher, em declarações à revista Glamour.

A especialista, juntamente coma psicóloga comportamental Denise Pará Diniz, coordenadora do Setor de Gerenciamento de Stress e Qualidade de Vida da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), revelam quatro sinais que podem ser um alerta de que o vínculo acabou e que talvez seja o momento ideal para cada um ir para o seu lado.

1. Deseja que a outra pessoa termine o relacionamento

Acabar um relacionamento, seja um namoro de alguns meses ou um casamento de muitos anos, nunca é fácil. “Dificilmente alguém quer carregar esse fardo. É muito mais fácil ser a ‘vítima’ do que o responsável pelo ponto final”, diz Miria.

“É um tipo de comportamento até um pouco inconsciente. A pessoa muda a maneira de estar, esperando uma atitude do outro”, explica Denise.

2. Os outros homens começam a parecer mais interessantes

Antes achava as qualidades do seu parceiro imbatíveis, agora, todo nem por isso… “No relacionamento pleno, o que outros homens fazem não desperta excessivamente a atenção da mulher (e vice-versa). Se ela passa a notar as qualidades de homens no trabalho, no ginásio, na rua, e começa a achar que merece alguém mais interessante é porque algo está a morrer nessa relação”, opina Miria.

3. Em parte incerta

Já todos ouvimos desculpas esfarrapadas na vida. “O homem ou a mulher começa com aqueles clichés de ‘eu ligar-te, mas estive numa reunião', ‘eu queria que tivesses ido comigo à praia, mas foi planeado à última hora’. Isso não existe. Quem quer dá sempre um jeito”, garante Denise.

4. Um dos dois não quer mais sexo – ou mesmo andar de mãos dadas

Se não ocorrer nenhum problema ou mudança significativa na vida de um dos dois – algo relacionado com a família ou trabalho –, a falta de interesse sexual é um alarme estridente de que o relacionamento está a chegar ao fim. “Qualquer desculpa passa a ser motivo para não ter sexo: um relatório, um compromisso no dia seguinte de manhã cedo, dores no corpo depois do ginásio... Mas a verdade, é que se essas desculpas forem constantes traduzem-se sim em desinteresse pelo outro”, diz Denise. Miria vai um pouco além e destaca que, em muitos casos, até carinhos não-sexuais são rejeitados: “A proximidade física é evitada ao máximo. Nem um abraço ou mãos dadas fazem falta”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório