Meteorologia

  • 20 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Quatro cuidados para conquistar lábios voluptuosos e macios

Especialista explica como cuidar desta região que é extremamente delicada para evitar problemas como ressecamento, manchas e envelhecimento precoce.

Quatro cuidados para conquistar lábios voluptuosos e macios

Assim como a pele, os lábios sofrem diariamente com agressões externas como o frio, o sol e a poluição. E, por ser uma região extremamente delicada, tende a ser ainda mais suscetível a estes danos. “Isso porque os lábios são uma região de pele fina, formada por uma semimucosa: uma transição da mucosa oral para a pele estratificada que nós temos ao redor dos lábios. Esta região é amplamente agredida, pois, além de usarmos muito movimento da musculatura, a pele oral entra em contato com alimentos, bebidas, saliva, cosméticos, principalmente batons que nem sempre têm pigmentos naturais e contêm conservantes estabilizantes que são altamente alergénicos”, explica o dermatologista Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Norte-Americana de Dermatologia.

Todos estes fatores fazem com que a região sofra com problemas como secura extrema e envelhecimento precoce. Mas é possível evitar estas alterações através de alguns cuidados. 

Quatro dicas para uns lábios de sonho: 

Esfolie: “Uma vez por semana, faça uma esfoliação nos lábios com movimentos circulares. A esfoliação é importante para remover as células mortas e peles soltas da região, deixando assim os lábios mais lisos, uniformes e bonitos. Para isso, utilize produtos específicos para a área, pois estes são mais suaves e menos abrasivos. Porém, esse procedimento deve ser feito com atenção, já que, quando realizado de forma excessiva, em vez de remover as células, a esfoliação acaba por traumatizar e gerar lesões". 

Hidrate: Muitas pessoas esquecem-se de hidratar os lábios, mas, assim como o resto do corpo, os lábios também podem sofrer com ressecamento e inflamações, além do envelhecimento precoce. Mulheres que usam batons têm alguma vantagem, pois muitos possuem propriedades hidratantes. Porém a melhor opção para a hidratação dos lábios são os Lip Balms. “Incolores ou não, os balms labiais possuem manteigas hidratantes, óleos, antioxidantes, vitamina E, colágeno e outras substâncias que ajudam a hidratar rapidamente os lábios. O ideal é levar o produto sempre consigo, para aplicar diversas vezes ao dia”, afirma o dermatologista. “É importante ler os rótulos, pois estes produtos não devem conter fragrâncias ou petróleo na sua fórmula". 

Proteja: “Assim como a pele, os lábios também sofrem com os danos causados pela exposição solar, que podem levar ao surgimento de manchas, rugas, ressecamento e até mesmo cancro dos lábios. Por isso, é fundamental que aplique diariamente protetores labiais com fator de proteção solar de no mínimo 30 FPS, que devem ser reaplicados sempre a cada duas horas". 

Beba água: A desidratação é uma das principais causas do ressecamento dos lábios, por isso mantenha o seu corpo hidratado. “O ideal então é que faça a ingestão diária de no mínimo dois litros de água, pois, além de manter o corpo hidratado, é uma das formas mais saudáveis de promover a manutenção da humidificação dos lábios e consequentemente deixá-los mais macios. Além disso, a ingestão de água na quantidade recomendada ajuda a pele a ficar muito mais bonita e saudável quando se hidrata”, finaliza Jardis Volpe.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório