Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

E se pudesse caminhar e recolher lixo de uma praia? Domingo pode

Uma caminhada com recolha de lixo nos trilhos e zona envolvente da praia fluvial de Palheiros e Zorro, em Coimbra, vai realizar-se no domingo, por iniciativa da Junta de Freguesia e de uma academia de dança.

E se pudesse caminhar e recolher lixo de uma praia? Domingo pode
Notícias ao Minuto

19:39 - 12/06/19 por Lusa

Lifestyle Coimbra

Promovida pela Junta de Freguesia de Torres do Mondego, no concelho de Coimbra, e pela Academia de Dança Wolfdance, de Casal do Lobo (Coimbra), com apoio da Câmara de Coimbra, a iniciativa integra-se nas ações de educação ambiental, no âmbito da candidatura da Praia Fluvial de Palheiros e Zorro à Bandeira Azul da Europa, disse hoje à agência Lusa o presidente da Freguesia de Torres do Mondego, Paulo Cardoso.

Com estas ações, pretende-se "consciencializar a população que usufrui daquele espaço de lazer e de todo o trecho do rio" que "atravessa o concelho da necessidade de preservar a natureza e evitar comportamentos que possam causar qualquer tipo de dano ambiental", acrescentou.

A praia fluvial de Palheiros e Zorro, no rio Mondego, "mantém-se relativamente limpa", mas "na zona envolvente acumula-se bastante lixo", apesar dos caixotes ali instalados, refere Paulo Cardoso, que acredita que este tipo de iniciativas pode contribuir para mudar "os (maus) hábitos" de frequentadores da praia e particularmente da sua área envolvente.

A caminhada foi delineada pela Junta de Freguesia em conjunto com a Academia de Dança Wolfdance, que pretende, também deste modo, "adicionar uma iniciativa de cariz social" à sua festa de verão Wolfdance Sunset 2019 -- a realizar na praia fluvial de Palheiros e Zorro, que, para além do espetáculo de dança, contará também com uma caminhada pelo ambiente, desportos radicais e um 'sunset', com dj Nuca.

A Academia de Dança Wolfdance, que "promove a dança junto dos mais jovens", tem desenvolvido "um conjunto de eventos significativos, que muito têm contribuído para a projeção", não só a nível concelhio, mas também "mesmo a nível nacional, através da participação em variados eventos", refere a Junta de Torres do Mondego.

Criada há seis anos, a Academia tem como "objetivo principal a dinamização dos jovens em torno da dança e do desporto, realizando todos os anos um encontro de dança e uma gala, não esquecendo outra intervenção cultural, que se tem corporizado na Feira Medieval, que realiza já há três anos consecutivos e cujo sucesso tem vindo em crescendo".

A primeira Caminhada de Plogging nos trilhos e zona envolvente da praia fluvial de Palheiros e Zorro, vulgarmente também conhecida por praia fluvial de Torres do Mondego, tem início agendado para as 09:30 de domingo, no âmbito da qual também se realiza, a parir das 15:30, no mesmo espaço de lazer, o primeiro Encontro de Dança.

A Praia Fluvial de Palheiros e Zorro é em 2019 distinguida, pelo sexto ano consecutivo, com os galardões Bandeira Azul, Praia Acessivel/PraiaSaudável e, pelo terceiro ano, com o título de Praia de Ouro da Quercus.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório