Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

O stress sentido pelos humanos contagia cães, alerta pesquisa

Quando se estiver a sentir ansioso e stressado… pense no seu animal de estimação! De acordo com um novo estudo ele pode estar a sofrer tanto como você.

O stress sentido pelos humanos contagia cães, alerta pesquisa

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Linköping, na Suécia, constatou que donos de animais de estimação stressados passam esse estado para os seus cães.

A pesquisa acaba de ser publicada pelo periódico científico Scientific Reports.

A descoberta baseou-se na análise da presença de cortisol, conhecido como a hormona do stress, no organismo das pessoas e dos seus bichos.

"Os cães e os seus donos sincronizam os níveis de stress a longo prazo", resume a bióloga Lina Roth, uma das autoras da pesquisa, em conversa com a BBC News.

"A personalidade do dono afeta as concentrações de cortisol nos pelos dos cães. Já a personalidade própria de cada cão mostrou ter pouco efeito sobre o nível de stress”.

Os cientistas pensam que tal é mais um efeito colateral do milenar processo de domesticação dos cães, levando-os a tornarem-se seres dependentes dos humanos.

"Não encontramos nenhum grande efeito da personalidade do cão no stress de longo prazo. A personalidade do dono, por outro lado, teve forte efeito. Isso leva-nos a concluir que o cão espelha o stress do dono", afirma Roth.

O estudo

O estudo analisou 58 cães - 25 da raça border collie e 33 pastores de shetland - e as suas donas - todas mulheres. "Cortamos amostras de cabelo das proprietárias e dos pelos dos cães em duas ocasiões diferentes. E analisámos a concentração de cortisol", explica Roth.

"À medida que o pelo cresce, o cortisol da corrente sanguínea é gradualmente incorporado. Isso forma uma espécie de calendário retrospetivo dos níveis de cortisol. Portanto, a partir de amostras de cabelo, conseguimos analisar os níveis de stress ao longo de meses."

A bióloga conta que as proprietárias dos cães também foram convidadas a responder a um longo questionário com perguntas da personalidade - tanto delas, quanto dos cães.

Como já havia sido demonstrando por estudos anteriores que indivíduos da mesma espécie podem espelhar estados emocionais uns dos outros - por exemplo, crianças que incorporam a personalidade stressada dos pais -, os investigadores queriam descobrir se o mesmo ocorria com animais com os quais os humanos têm uma forte relação.

"Descobrimos que os níveis de cortisol a longo prazo no cão e no dono foram sincronizados, de modo que os proprietários com altos níveis de cortisol têm cães com altos níveis de cortisol, enquanto os proprietários com baixos níveis de cortisol têm cães com baixos níveis", comenta a bióloga e etóloga Ann-Sofie Sundman, também autora do estudo.

"Nós ainda não sabemos o mecanismo por trás da sincronização, uma vez que o que observamos foram correlações", explica Roth. "Mas descobrimos que cães que competem mostram uma correlação mais forte do que cães unicamente de estimação”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório