Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Afinal, quantos passos devo caminhar por dia para emagrecer?

Já ouviu a recomendação de que, para uma vida saudável, deve prosseguir uma meta de 10 mil passos diários? Fique a saber que, na verdade, este não é um indicador fiável.

Afinal, quantos passos devo caminhar por dia para emagrecer?
Notícias ao Minuto

14:30 - 07/06/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Exercício físico

De baixo impacto nas articulações e com benefícios inegáveis para a saúde, caminhar é uma atividade física que se afirma como um contributo importante para uma vida ativa. Anabela Marques, coordenadora da Unidade de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital Lusíadas Porto, explica no site daquele hospital porquê e qual a 'dose' recomendada de caminhadas para uma vida saudável.

Entre os vários benefícios, as caminhadas regulares permitem-lhe diminuir peso e os níveis de açúcar no sangue, reduzir a tensão arterial, colesterol e triglicéridos, mas também aliviar o stress e diminuir as probabilidades de depressão, destaca Anabela Marques.

Segundo a especialista, caminhar é também importante para aumentar a longevidade, aumentar a massa óssea (com impactos positivos na luta contra a osteoporose) e diminuir o risco de alguns cancros, além das melhorias no funcionamento do sistema cardiovascular. Passo a passo, estará a diminuir a probabilidade de sofrer um enfarte agudo do miocárdio ou um acidente vascular cerebral (AVC).

Certamente que já ouviu falar da recomendação de que, para uma vida saudável, deve prosseguir uma meta de 10 mil passos diários? Fique a saber que, na verdade, este não é um indicador fiável. A própria Organização Mundial de Saúde realça, num relatório sobre atividade física, que uma meta de 10 mil passos não reflete a intensidade da atividade física e, portanto, deve ser encarado apenas como uma das muitas formas de ter uma vida fisicamente ativa.

Se o seu objetivo é perder peso, Anabela Marques recomenda que ponha em prática uma hora de exercício por dia, com as seguintes características:

 5-10 minutos de aquecimento;

 45 minutos de treino principal, alternando treino aeróbico com reforço muscular;

 5-10 minutos de alongamentos finais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório