O alimento é extremamente importante para a construção de tecidos, de massa muscular e é fonte de vitamina E, antioxidantes e colina, nutriente que faz parte do complexo B de vitaminas, além de ser bom para a saúde dos neurónios e ajudar na concentração.
Já a clara do ovo emagrece, pois é rica em proteína e contribui para o aumento de massa magra. Isso faz com que seja bastante consumida por pessoas que praticam musculação e têm o objetivo de ficar com o corpo definido. A vitamina B2 presente nela ajuda no funcionamento do aparelho digestivo e na conversão dos alimentos em energia. De acordo com a nutricionista Sandra Wages, a clara tem ainda nutrientes fundamentais para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade.
Apesar de a gema ser rica em colesterol e o excesso ser contraindicado por alguns especialistas, uma única gema fornece 10% a mais da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. Ela também é um dos poucos alimentos com alto teor de vitamina D, que é fundamental para o desenvolvimento de ossos e dentes e para os sistemas imunitário, cardiovascular e cerebral.
“Além de todos esses benefícios, o ovo é ótimo para a pele, cabelo e unhas, retarda o envelhecimento celular e combate radicais livres”, explica a nutricionista funcional Andrea Santa Rosa.
Porém, fuja dos ovos estrelados.
Dieta do ovo
Outro benefício é que 100 gramas de clara de ovo tem apenas 52 calorias e promove igualmente a saciedade. A partir de tantos pontos positivos para o corpo, foi criada a dieta do ovo cozido, que promete o emagrecimento significativo em poucos dias.
A dieta consiste em comer dois ovos cozidos ao pequeno-almoço com uma fatia de pão de integral, um ovo cozido 30 minutos antes do almoço e outro 30 minutos antes do jantar. Quem preferir, pode incluir os ovos nas refeições como substituto da carne.
A nutricionista conclui que o regime alimentar pode resultar na perda entre dois a três quilogramas em duas semanas.