Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Esta é a melhor hora do dia para engravidar (e a melhor estação do ano)

A manhã é melhor momento do dia para engravidar, aponta uma nova pesquisa.

Esta é a melhor hora do dia para engravidar (e a melhor estação do ano)
Notícias ao Minuto

13:00 - 06/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gravidez

Mais ainda, os cientistas apuraram que a primavera é a estação com maior probabilidade de gravidez.

Casais que estão a tentar engravidar devem fazer sexo antes das 7h30, indica o estudo suíço publicado recentemente no periódico cientifíco Chronobiology International e divulgado pela revista Veja. De acordo com os investigadores, os espermatozoides são mais potentes nas primeiras horas do dia. “A testosterona e o corticoide são hormonas que apresentam uma maior produção durante a madrugada, o que por sua vez pode garantir uma melhor qualidade do esperma no período da manhã”, explica Guilherme Wood, especialista em reprodução humana da Huntington Medicina Reprodutiva. 

A pesquisa indica igualmente que nos meses de março, abril e maio, os espermatozoides são maiores e encontram-se mais saudáveis para fertilizar o óvulo.

Por outro lado, no verão há um declínio e perda na qualidade do sémen. Isso ocorre porque as células que produzem os espermatozoides são muito sensíveis às variações climáticas. “A temperatura dos testículos necessita de ser 2,5°C mais baixa do que a temperatura corporal para que a produção não seja prejudicada”, disse Wood. Nas estações mais quentes ocorre ainda uma maior exposição à luz, fator que interfere na produção hormonal.

A pesquisa, realizada pelo Hospital Universitário de Zurique, acompanhou 7.068 homens, com idade entre 25 e 40 anos, em tratamento de fertilidade, e analisou fatores como concentração (quantidade de espermatozoides na amostra), motilidade progressiva (capacidade de movimentação, fundamental para o encontro com o óvulo e a fertilização) e morfologia do sêmen (características físicas).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório